Projeto faz parte do Pacto Niterói contra a Violência e atende jovens entre 6 e 29 anos no contraturno escolar, numa proposta de inclusão
Os alunos que participam do Projeto Espaço Nova Geração no Ciep Anísio Teixeira, no Fonseca, serão as estrelas e modelos nas apresentações, gincanas e desfiles que acontecerão na próxima quinta-feira (15), como parte do Projeto Geração Sustentável que será apresentado no Bazar do Bem. O evento mostrará as tarefas e dinâmicas de grupo que foram abordadas durante as atividades, explicar sobre consumo consciente e sustentável e a exploração de recursos ambientais pela indústria da moda. A programação começa às 14 horas.
O Projeto Espaço Nova Geração faz parte do Pacto Niterói Contra a Violência. O programa municipal oferece 1.200 vagas gratuitas em cursos como teatro, inovação tecnológica, trabalhos manuais, além de práticas esportivas no contraturno escolar para crianças e jovens, de 6 a 29 anos.
O Espaço Nova Geração está funcionando nos CIEPs municipalizados Anísio Teixeira, no Fonseca, e Ester Botelho, no Cantagalo, onde crianças e jovens podem, no contraturno escolar, praticar esportes, realizar cursos de capacitação profissional e desenvolver projetos culturais. Criado pela Prefeitura de Niterói, o projeto tem o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças e jovens ao oferecer oportunidades que abram horizontes e novas perspectivas para o futuro.
Antes da realização da ação do bazar, dentro do projeto Geração Sustentável, os mobilizadores realizam atividades específicas como forma de garantir dinamismo à proposta. Foram espalhados cartazes pela unidade com frases sobre o consumismo exacerbado, e informes dos recursos naturais que são gastos para a produção de roupas e acessórios, além da desconstrução cultural e estigmatizada de roupas destinadas a gêneros específicos.
“A ideia é incentivar e atrair os alunos para que participem e criem consciência sobre os assuntos abordados. Cada tema trabalhado segue uma interação muito dinâmica com os jovens e crianças. O objetivo da Prefeitura é cada vez mais inseri-los num ambiente em que possam aprender, interagir e buscar seu espaço, se achando dentro das diversas propostas apresentadas. São propostas que irão carregar para o resto da vida e farão diferença no seu futuro”, explica Barbara Siqueira, coordenadora do Projeto Nova Geração.
Dentre as dinâmicas preparatórias, foi realizada uma divertida gincana de looks utilizando peças do bazar com a participação de nove alunos, divididos em três grupos, sendo que cada um deles teve um motivador da equipe acompanhando o processo de escolha, e reforçando a ideia do bazar como espaço de grande potência de criação. Em seguida os looks foram apresentados num desfile de acordo com as temáticas: look para a primeira festa pós-pandemia, look para um date (encontro), e look geração Z, utilizando-se do próprio universo jovem como atrativo e engajamento na participação.
Os alunos também puderam tirar fotos profissionais no “estúdio de fotos”, com intuito de enaltecer as suas formas de expressão e beleza singulares, e também gravar vídeos na cabine Tik Tok, tudo isso sempre com muita música e diversão.
“Nessa atividade específica mostramos e discutimos de forma crítica e consciente sobre a exploração de recursos ambientais e estimulamos práticas sustentáveis, mostrando a questão do custo benefício, tratamos questões como custo final da produção de peças de roupas, o alto preço que ainda é cobrado pelas peças produzidas por empresas que usam recurso sustentável, e a apresentação dos bazares e brechós como alternativas que respeitam o ambiente e são mais acessíveis para população no geral. Na quinta-feira veremos novamente o resultado deste trabalho”, detalha Léo Simões, gerente do Projeto no Fonseca.