
A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes, segue intensificando a Operação Tolerância Zero, iniciativa criada para coibir a circulação de motocicletas com escapamentos barulhentos e outras irregularidades no trânsito do município. Os resultados práticos da ação foram evidentes em duas noites de fiscalização, que totalizaram 563 abordagens, 103 autos de infração emitidos e a remoção de nove motos para o pátio municipal.

A operação teve início na última terça-feira (21), no bairro de Neves. No local, os agentes municipais, com apoio do programa Segurança Presente, do 7º Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Municipal, realizaram 240 abordagens. O uso do decibelímetro, aparelho que mede o ruído dos veículos, foi crucial.
Dos cinco testes realizados, duas motos foram reprovadas por ultrapassarem os limites de ruído permitidos por lei. Além dessas, outras cinco foram removidas por tentativa de fuga dos condutores, e uma por circular sem placa de identificação. Ao todo, 62 autos de infração foram registrados naquela noite.
Na sequência, na noite de quarta-feira (22), a operação se deslocou para a localidade da Água Mineral, no bairro Rocha. O balanço foi de 323 abordagens. Nesse dia, apenas um teste com decibelímetro foi necessário, e o veículo foi aprovado. Contudo, uma motocicleta foi removida por falta de placa. A fiscalização resultou na emissão de 41 autos de infração.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos, as ações, que começaram este ano, têm um objetivo claro. “Visam combater a poluição sonora causada por motocicletas com escapamentos irregulares, com descargas adulteradas ou veículos sem placa. Sabemos como a poluição sonora incomoda os gonçalenses. A nossa prioridade é tornar o trânsito da cidade um lugar mais seguro. Os números atuais das operações mostram que as irregularidades estão diminuindo”, afirmou Lemos.