caio martins niteroi
Divulgação

Numa corrente liderada pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, com o deputado estadual Vitor Junior (PDT), a deputada estadual Verônica Lima (PT) e outros parlamentares da situação e da oposição, o Complexo Caio Martins saiu do lote de vários imóveis em Niterói do Estado que seriam leiloados pelo governador Cláudio Castro.

A surpresa agora foi o Caio Martins ter voltado para a lista, gerando uma revolta na cidade, manifestações na Alerj e na Câmara de Niterói.

Caio Martins | Divulgação

Na Alerj, em uma sessão realizada hoje, o tom da discussão aumentou, e o Caio Martins foi retirado do projeto de leilão, mas ainda depende da caneta do governador. A Câmara de Niterói, unindo situação e oposição, tornou pública a nota:


Nota da Câmara Municipal de Niterói

“A Câmara Municipal de Niterói, em atenção às discussões recentes sobre a alienação de bens imóveis do Estado do Rio de Janeiro, vem a público manifestar-se sobre a inclusão do Complexo Esportivo Caio Martins na lista de bens passíveis de venda.

O Complexo Esportivo Caio Martins é reconhecido como um equipamento público de relevante interesse histórico e social, cumprindo sua função ao sediar projetos que promovem o esporte, a cultura, a educação e o lazer para a população. A eventual venda deste imóvel e a consequente descaracterização de seu uso público e coletivo representariam um prejuízo significativo para a cidade de Niterói e seus munícipes.

A importância da manutenção do Complexo Esportivo Caio Martins sob domínio público e com seu uso voltado ao interesse coletivo é um ponto de convergência e compromisso de todos os vereadores desta Câmara Municipal para com a população de Niterói.

Isto posto, esta Casa reitera seu posicionamento em defesa da permanência do Complexo Esportivo Caio Martins como patrimônio público e instrumento de desenvolvimento social e urbano para a cidade.

Mais do que a simples permanência, esta Casa defende a completa revitalização do espaço. Nosso objetivo é modernizar suas instalações – como estádio, ginásio e piscinas – para que sirvam tanto aos atletas quanto a projetos de inclusão social e aos cidadãos, qualificando o lazer e a cultura das famílias niteroienses. Reafirmamos, assim, o Caio Martins como um patrimônio público vital, garantindo que ele sirva a toda a população.

Nesse sentido, a Câmara Municipal de Niterói, unanimemente, solicita a retirada do Complexo Esportivo Caio Martins dos bens imóveis indicados no Anexo Único do Projeto de Lei.”


Afinal, qual é a do governador Cláudio Castro?

Mario Sousa

Mário Sousa é jornalista e analista político

Mário Sousa é jornalista e analista político