Divulgação/Barcas Rio
Divulgação/Barcas Rio

Rio de Janeiro - Duas embarcações da empresa Barcas Rio foram interditadas pela Marinha do Brasil na manhã desta terça-feira (14), após uma vistoria técnica realizada.

As embarcações Gávea 1, que faz o trajeto Ilha do Governador–Praça XV, e Corcovado, responsável pela linha Praça XVNiterói, foram consideradas sem condições seguras de operação. Ambas apresentavam vazamento de óleo e problemas de manutenção.

Arquivo

Frota com irregularidades e condições precárias

Durante a inspeção, a Marinha identificou uma série de irregularidades graves, como:

  • Falta de manutenção adequada;
  • Ar-condicionado inoperante;
  • Ausência de acessibilidade para cadeirantes;
  • Falta de kits de primeiros socorros;
  • Banheiros em más condições;
  • Bebedouros sem água;
  • Coletes salva-vidas mofados.

A vistoria contou com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Transportes, da Agetransp e da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).


Deputado pede auditoria e ampliação dos horários

O deputado Marcelo Dino (União), que solicitou a operação conjunta, afirmou que pedirá à Alerj a realização de um estudo técnico para ampliar os horários da linha da Ilha do Governador, que vem sofrendo com superlotação nas viagens.

Além disso, o parlamentar vai solicitar uma auditoria financeira para apurar o faturamento e os subsídios pagos à Barcas Rio, que recebe cerca de R$ 2 milhões mensais da Prefeitura do Rio para operar o trajeto Praça XV–Niterói.


Situação da Barcas Rio preocupa usuários

Com duas embarcações a menos em funcionamento, os usuários temem novas filas e atrasos nos horários de pico. A empresa Barcas Rio assumiu a operação do sistema aquaviário após a saída da CCR Barcas, e desde então acumula reclamações de passageiros por problemas de manutenção, conforto e segurança.

A Barcas Rio ainda não se manifestou sobre as interdições e as providências que serão tomadas.