Cultura

Centro Cultural Cauby Peixoto será inaugurado no aniversário de Niterói

Casarão histórico do Fonseca vai abrigar o Centro Cultural Cauby Peixoto, com teatro, salas de ensaio e espaços de memória.

Foto: Luciana Carneiro
Foto: Luciana Carneiro

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, realizou nesta terça-feira (7) a última vistoria nas obras de restauração do casarão que abrigará o Centro Cultural Cauby Peixoto, no Fonseca — o primeiro equipamento cultural da Zona Norte da cidade.

O espaço será inaugurado no aniversário de Niterói, em 22 de novembro, e reunirá um teatro para 240 pessoas, salas de ensaio, ambientes multiusos e áreas dedicadas à memória de Cauby Peixoto e do bairro do Fonseca, onde o cantor viveu e construiu parte de sua história.


Resgate histórico e respeito ao patrimônio

O projeto de restauração foi desenvolvido com foco na preservação arquitetônica e na sustentabilidade. Nenhuma árvore foi derrubada durante as obras; os vitrais centenários foram restaurados; e o casarão e o prédio anexo foram adaptados para acessibilidade total, garantindo inclusão para todos os públicos.

A execução está sendo finalizada pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION), com investimento total de R$ 16,8 milhões.

“A obra está praticamente pronta e ficou tudo lindo. A gente sabe que a cultura é parte indissociável da cidade. Niterói é uma cidade vibrante, cultural. A gente cuidou desse projeto com muito amor, com muito carinho e esse casarão, que estava abandonado durante décadas, vai abrigar várias atividades e também ser um importante centro de memória sobre a Alameda São Boaventura, que vai viver uma grande transformação nos próximos anos”, declarou o prefeito Rodrigo Neves.


Primeiro centro cultural da Zona Norte

Para a secretária das Culturas, Júlia Pacheco, o novo espaço representa um marco para a produção artística local:

“Estamos ansiosos pela conquista do primeiro centro cultural da Zona Norte de Niterói, que vai abrigar a produção local. A gente tem muito coletivo, muitos artistas na Zona Norte e, em novembro, esse casarão vai estar aberto para todo mundo”.

O Centro Cultural Cauby Peixoto será um ponto de encontro entre arte, memória e cidadania, fortalecendo a identidade cultural do bairro e ampliando o acesso da população às atividades artísticas da cidade.


Cultura e pertencimento

O vereador Leonardo Giordano, presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal, ressaltou o simbolismo do investimento:

“É uma conquista da Zona Norte e uma afirmação do direito à cultura como instrumento de pertencimento e cidadania. Prefeito, ao teu lado, a gente vai ter mais conquistas porque você sempre valorizou e investiu nos artistas da cidade e no povo”.

Com a inauguração marcada para novembro, Niterói soma mais um capítulo importante de preservação da história e democratização do acesso à cultura, reforçando o título de cidade criativa e referência nacional em políticas públicas culturais.