
Rio de Janeiro - O professor e ex-prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, será homenageado com a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
A cerimônia acontece nesta quarta-feira (8), às 18h, no plenário da Alerj, e a entrega será feita pela deputada estadual Verônica Lima (PT).
Trajetória marcada pela educação e pela democracia
Godofredo tem uma trajetória política construída sobre o comprometimento com o povo trabalhador e das favelas. Foi militante do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), deputado estadual e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT).
Durante sua gestão à frente da Prefeitura de Niterói, buscou promover políticas de inclusão social, valorização da cultura e fortalecimento da rede municipal de ensino.
“Um militante incansável da educação pública”, diz Verônica Lima
A deputada Verônica Lima, responsável pela homenagem, destacou a relevância de Godofredo para a política fluminense:
“Godofredo Pinto é uma referência para todos nós que acreditamos na transformação na vida das pessoas pela política e pela educação. Foi um dos pilares na fundação do PT, um militante incansável da educação pública e um gestor comprometido com o povo. A Medalha Tiradentes é mais do que merecida para quem dedicou sua vida à luta por justiça social e democracia.”
Reconhecimento
A Medalha Tiradentes é concedida a personalidades que prestam relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a Alerj, a homenagem a Godofredo Pinto celebra uma trajetória comprometida com a educação, a justiça social e o fortalecimento da democracia, valores que marcaram sua vida pública.