Além de pintura geral, a unidade ganhou uma quadra poliesportiva coberta e rampas de acessibilidade
A reforma geral da Escola Municipal Vila Costa Monteiro, na Ititioca, foi entregue pela Prefeitura de Niterói, na última quinta-feira (1º). Esta é a terceira unidade totalmente reformada neste ano. A revitalização do espaço faz parte do plano de metas de 100 dias de governo da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Educação. Além de pintura geral em todos os ambientes, a escola ganhou uma quadra poliesportiva coberta e rampas de acessibilidade.
O prefeito Axel Grael destacou a importância das obras para melhoria da infraestrutura na educação municipal. “A gente vê que vocês colocam sentimentos e muito amor em cada detalhe. Esse tipo de obras é necessário e é uma obrigação da administração, assim como cuidar do que foi feito é uma obrigação de cada um. Dá uma satisfação enorme perceber que estamos melhorando, cada vez mais, a infraestrutura de educação. Estamos melhorando a parte pedagógica e agregando a tecnologia. Tudo isso vai render bons frutos para as gerações que estão nas escolas e as que virão. É isso que faz com que a cidade avance”, disse o prefeito.
A unidade está inserida no projeto de modernização da rede que, de acordo com a SME e a FME, é uma das prioridades da gestão. Além desta, foram entregues reformadas as Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) Prof.ª Margareth Flores, em São Francisco, e Lizete Fernandes Maciel, no Jacaré, que já retornaram às atividades presenciais em sistema híbrido.
O presidente da FME, Fernando Cruz, ressalta que diversas unidades da Rede Municipal estão passando por obras de modernização e adequação da infraestrutura. Além disso, todas as unidades receberam itens de proteção individual e coletivo e foram sanitizadas, em preparação ao retorno presencial. “Além das três escolas totalmente reformadas, estamos com obras em muitas outras unidades desde o início do ano. Avançamos muito nos últimos anos, a rede foi ampliada com mais escolas e agora estamos modernizando as unidades para oferecer um ensino de mais qualidade para nossos alunos e profissionais”, contou Fernando.
A Escola Municipal Vila Costa Monteiro era da rede estadual e foi absorvida pela Prefeitura em 2009. Desde então, passou por várias intervenções. Atualmente, a unidade atende quase 400 alunos, com idades entre 3 e 11 anos, no sistema remoto e deve reabrir para atividades presenciais em breve. De acordo com a diretora geral da unidade, Yohana Taldo Rodrigues, a obra era muito esperada pela comunidade escolar. “A estrutura da escola é de 1977. Depois que foi municipalizada, passou por manutenção, mas estava precisando de uma reforma geral. Nossos alunos e professores estão se sentindo muito felizes e valorizados. Já fizemos uma transmissão com eles mostrando tudo novo e convidamos uma família, representando a comunidade, para conhecer nosso novo espaço. Eles amaram”, contou a diretora.
A unidade passou por reforma geral, com pintura interna e externa de todos os espaços, colocação de cerâmica em meia parede em todos os ambientes internos e externos, troca do forro, construção de rampas para acessibilidade desde a entrada e em toda a parte interna e colocação de piso tátil, nova quadra coberta polivalente para prática das aulas de educação física, revisão de toda a parte elétrica, novo muro no entorno da escola. O laboratório de informática e o pátio também foram reformados.
Os serviços de reforma e manutenção que estão sendo realizados em diversas unidades seguem um cronograma estabelecido pelo Departamento de Obras da FME. As intervenções incluem pinturas dos ambientes internos e externos, revitalização dos pátios, troca de portas e janelas, manutenção do telhado, construção de pátios e quadras, entre outras melhorias.