Rio

Mistério no Rio: polícia encontra corpos mumificados em hospital

Mistério no Rio: polícia encontra corpos mumificados em hospital. Veja os detalhes da investigação em curso.

Divulgação
Divulgação

Rio de Janeiro - A Polícia Civil apreendeu quatro corpos em estado de mumificação no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (3). O caso expõe possíveis falhas graves no registro de mortes e já é alvo de investigação.

O que aconteceu no Salgado Filho

De acordo com a 23ª DP (Méier), os cadáveres estavam no necrotério do hospital e foram levados para o Instituto Médico-Legal (IML), onde passarão por perícia. Um dos corpos estaria no local desde dezembro de 2024, sem qualquer identificação — nem mesmo a confirmação de sexo foi possível devido ao avançado estado de decomposição.

A descoberta faz parte de uma apuração iniciada ainda em abril, quando a delegacia recebeu relatórios do IML denunciando que corpos chegavam para análise em estágio avançado de decomposição, indicando atraso na comunicação oficial das mortes.

No total, 14 corpos são alvo de investigação. O delegado Luiz Jorge Rodrigues informou que os possíveis crimes investigados são vilipêndio de cadáver e fraude processual.

Possíveis falhas e descaso

Segundo as apurações, a maior parte dos corpos seria de vítimas de acidentes de trânsito. Entre os casos também estão pessoas registradas como desaparecidas.

O delegado relatou que recebeu dez guias de corpos com indícios de atraso na notificação à polícia. Em alguns episódios, o tempo entre a morte e o envio ao IML foi considerado incompatível, levantando suspeitas de irregularidades no procedimento hospitalar.

Durante a diligência desta sexta, não havia responsável pelo setor no hospital. Todos os servidores envolvidos deverão ser convocados a prestar depoimento.

O que diz a Secretaria de Saúde

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, negou que houvesse dez corpos acumulados na unidade. Segundo ele, apenas dois cadáveres estavam no hospital: um aguardando identificação e outro aguardando remoção para o IML.

Apesar disso, a Polícia Civil confirmou a apreensão de quatro corpos mumificados nesta sexta-feira.

Próximos passos

Os investigadores pretendem ouvir testemunhas, responsáveis pelo setor do necrotério e representantes da direção da unidade. O objetivo é apurar se houve negligência, omissão ou até mesmo fraude nos registros.

Enquanto isso, os corpos apreendidos passam por análise no IML, onde peritos tentarão recuperar informações que possam esclarecer a identidade das vítimas e a causa da morte.