Cidades

Entenda o que aconteceu no Fonseca em Niterói no dia (29/09)

Entenda o que aconteceu no Fonseca em Niterói no dia 29/09. Tiroteios e tensões marcaram a noite do bairro.

Fonseca, na Zona Norte de Niterói | Reprodução
Fonseca, na Zona Norte de Niterói | Reprodução

A noite de segunda-feira (29) foi marcada por tensão e tiroteios em diferentes pontos do bairro Fonseca, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Criminosos usaram ônibus como barricadas e moradores relataram pânico durante os confrontos.

Como começou a confusão

De acordo com a Polícia Militar, a ação criminosa foi uma retaliação a operações realizadas mais cedo na Comunidade Vila Ipiranga, no Fonseca, e na Comunidade Nova Brasília, na Engenhoca.

Na ocasião, equipes do 12º BPM apreenderam drogas, armas e rádios transmissores, além de prender foragidos da Justiça e suspeitos de tráfico de drogas.

Uma pistola, drogas e dois rádios foram apreendidos por equipes do 12ºBPM na comunidade Buraco do Boi, no Barreto, em Niterói.

Ônibus usados como barricadas

Durante a noite, moradores relataram intenso tiroteio e a Alameda São Boaventura, uma das principais vias de Niterói, chegou a ser interditada.

Reprodução

Segundo a Nittrans, o tráfego no sentido Caixa D’Água foi bloqueado às 22h15, sendo desviado por ruas próximas. Por volta das 23h, o fluxo já estava totalmente liberado.

O que dizem as autoridades

Em diferentes notas, a Polícia Militar detalhou as ações do dia:

  • Na comunidade Brasília (Engenhoca): apreensão de drogas, rádio transmissor e dinheiro do tráfico; prisão de um foragido e detenção de dois suspeitos.
  • Na comunidade Buraco do Boi (Barreto): apreensão de pistola, drogas e rádios transmissores; dois suspeitos detidos e um adolescente com mandado de busca e apreensão localizado.
  • Na comunidade Nova Brasília (Engenhoca): seis homens presos; apreensão de mais de 200 trouxinhas de maconha, 120 sacolés de cocaína, R$ 377 em espécie e rádio transmissor.
Policiais do 12ºBPM apreenderam entorpecentes, um rádio transmissor e dinheiro do tráfico da comunidade da Brasília, em Engenhoca, Niterói. Na ação, um foragido da Justiça com três anotações criminais foi preso e dois suspeitos foram detidos. Registro na 78ª DP.

Ainda segundo a PM, um dos presos era foragido com mandados por tráfico e roubo.

Prefeitura nega boatos

A Prefeitura de Niterói informou que não houve incêndio de ônibus durante os confrontos. A administração destacou ainda que equipes da Nittrans utilizaram caminhões-reboque para remover os coletivos usados como barricadas e liberar a via.