
O Dia do Servidor Público, tradicionalmente celebrado em 28 de outubro, terá a data transferida para sexta-feira, 31 de outubro de 2025, conforme decretos publicados no Diário Oficial do Estado e do Município do Rio de Janeiro.
A medida foi assinada pelo governador Cláudio Castro e pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), garantindo um fim de semana prolongado para servidores estaduais e municipais.
“O expediente no dia 28 de outubro de 2025, Dia do Servidor Público, será normal, ficando transferidas as comemorações para o dia 31 de outubro de 2025, ocasião em que o ponto será facultativo.” diz trecho do decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes.
“Fica transferido do dia 28 de outubro de 2025 (terça-feira) para o dia 31 de outubro de 2025 (sexta-feira), a comemoração do Dia do Servidor Público. O expediente será normal nas repartições cujas atividades forem essenciais à prestação de serviços públicos imediatos à população fluminense.” diz trecho do decreto assinado pelo governado Cláudio Castro.

Como fica o expediente
- No dia 28 de outubro (terça-feira), o expediente será normal.
- As comemorações oficiais foram transferidas para 31 de outubro (sexta-feira), quando será ponto facultativo.
- Serviços essenciais que não podem ser interrompidos (como unidades de saúde, segurança e transporte) não entram na alteração.
- As Secretarias de Saúde (estadual e municipal) irão publicar resoluções específicas para o funcionamento das unidades.
Contexto
A decisão segue uma prática comum adotada nos últimos anos, que busca facilitar a organização administrativa e, ao mesmo tempo, proporcionar aos servidores um descanso prolongado ao final do mês de outubro.
Com isso, servidores da capital e do estado terão a possibilidade de emendar o feriado com o fim de semana, movimentando também o setor de lazer e turismo na cidade e região metropolitana.