
De 23 a 26 de setembro, Niterói transforma suas Plataformas Urbanas Digitais em espaços de inclusão. O Setembro Inclusivo une tecnologia, educação e cultura para valorizar os direitos das pessoas com deficiência e ampliar o acesso à informação.
Setembro Inclusivo nas PUDs: tecnologia, educação e cultura em prol da acessibilidade
A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), promove de 23 a 26 de setembro o Setembro Inclusivo nas Plataformas Urbanas Digitais (PUDs). O evento gratuito integra as campanhas Setembro Verde, de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, e Setembro Azul, que dá visibilidade à comunidade surda.
O objetivo é sensibilizar a sociedade e valorizar os direitos de um público que, segundo o Censo 2022, soma 17,3 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. A iniciativa reforça a igualdade de oportunidades, o acesso à informação e a oferta de serviços públicos acessíveis, em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e outras legislações que garantem acessibilidade física e digital.
Compromisso de Niterói com a inclusão
“O Setembro Inclusivo nas Plataformas Urbanas Digitais reforça o compromisso de Niterói com uma cidade mais justa e acessível. É uma oportunidade de unir tecnologia, educação e cultura para dar voz e visibilidade às pessoas com deficiência, promovendo igualdade de oportunidades e fortalecendo a participação de todos na construção de uma sociedade mais inclusiva”, afirma o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
Capacitação e inovação para pessoas com deficiência
Além da reflexão, o evento garante acesso gratuito às tecnologias disponíveis nas PUDs, promove capacitação no uso de ferramentas digitais e estimula o desenvolvimento de soluções inovadoras para uma sociedade mais acessível.
Para a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Niterói, Juliana Benício, o evento é um marco:
“O Setembro Inclusivo é um momento de reflexão e de ação. Nas Plataformas Urbanas Digitais, reafirmamos o compromisso de Niterói com a inclusão, oferecendo tecnologia, cultura e educação acessíveis. É um espaço para valorizar a diversidade, dar visibilidade às pessoas com deficiência e fortalecer a construção de uma sociedade mais justa e saudável”.
A campanha também busca fortalecer uma rede de apoio entre instituições, desenvolvedores, famílias e sociedade, promovendo debates sobre políticas públicas e inspirando inovações em acessibilidade digital e inclusão social.

Programação gratuita do Setembro Inclusivo nas PUDs
23/09 (terça-feira) | 9h às 11h | PUD Engenhoca
- Visita guiada e atividade tecnológica com um grupo de alunos, uma professora e uma estagiária surda, com intérpretes de LIBRAS da Escola Municipal Paulo Freire.
25/09 (quinta-feira) | 16h | PUD Engenhoca
- Palestra “Jogos Inclusivos” com Eduardo Brasil Barbosa Jr., criador do jogo “Meu Amigo Caramelo”, voltado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e PCD. Eduardo é especialista em inovação e consultor do SEBRAE, com 18 anos de experiência.
26/09 (sexta-feira) | 14h | PUD Viradouro
- Gravação de Podcast “Como a tecnologia pode contribuir para a autonomia e inclusão de pessoas com deficiência”. Participação dos alunos Phillipy Raphael Pereira, Letícia Coelho (ambos com Síndrome de Down) e Matheus Cunha (deficiência visual), dando protagonismo a quem transforma realidades.
Serviço – onde acontecem as atividades
- PUD Engenhoca
Praça José Vicente Sobrinho, s/n, esquina com a Rua Dom Antônio de Almeida Moraes Junior – Engenhoca, Niterói–RJ.
Dúvidas: Tel./WhatsApp (21) 96983-0351. - PUD Viradouro
Rua Nossa Sra das Graças, 474, Viradouro – Santa Rosa, Niterói–RJ (em frente ao Campo do Viradouro).
Dúvidas: Tel./WhatsApp (21) 97876-5385.
Mais informações: www.plataformadigital.niteroi.br