
Na madrugada desta quinta-feira (18), oito criminosos armados e encapuzados invadiram o Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os bandidos renderam os seguranças por volta das 2h30 e entraram pela garagem da unidade em busca de um paciente que havia sido baleado e levado nove tiros.
Pânico entre médicos e pacientes
Os criminosos seguiram até o centro cirúrgico, acreditando que o homem estivesse em cirurgia, mas ele já havia sido transferido para a enfermaria.
Durante a invasão, profissionais de saúde ficaram impedidos de transportar bolsas de sangue, e pacientes graves atendidos no CTI tiveram o atendimento interrompido.
O secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, destacou a gravidade da situação:
“Eles entraram atrás de um paciente tentando executá-lo. Essa situação é crítica, porque os bandidos não respeitam mais os hospitais. Este ano já houve mais de 500 interrupções em nossas unidades por questões de segurança.”
Paciente sob custódia
O homem alvo dos criminosos permanece sob custódia da polícia e deve ser transferido por recomendação da PM. Segundo as investigações, milicianos destruíram a residência do paciente, que seria testemunha de crimes.
Estrutura do hospital
O Hospital Municipal Pedro II possui 332 leitos, distribuídos entre emergência, UTIs adulta, pediátrica e neonatal, maternidade, clínica médica, cirurgia geral, neurocirurgia, psiquiatria, pediatria e ortopedia.
A unidade também realiza exames como raio X, tomografia, ultrassonografia, eletrocardiografia e ecocardiografia.
Segurança reforçada
Após a invasão, equipes da Polícia Militar foram acionadas e reforçam a segurança no local.
Apesar do pânico, ninguém ficou ferido durante a ação criminosa.