Notícias

Bolsonaro ficará internado após crise de pressão baixa em Brasília

Bolsonaro ficará internado após crise de pressão baixa em Brasília e receberá acompanhamento médico durante a noite.

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado nesta terça-feira (16) em Brasília, após apresentar crise de pressão baixa, vômitos e soluços persistentes. A equipe médica informou que ele passará a noite no Hospital DF Star para acompanhamento.

Segundo comunicado divulgado por sua defesa, Bolsonaro sofreu um episódio de mal-estar, pré-síncope (quando há risco de desmaio) e queda da pressão arterial.

Estado de saúde

De acordo com boletim médico, os exames apontaram anemia e um quadro de pneumonia recente por broncoaspiração, ainda em fase de recuperação. Ele recebeu reposição de ferro endovenosa e segue em observação.

No último domingo (14), Bolsonaro já havia passado por um procedimento de retirada de oito lesões cutâneas no tronco e no braço direito. O material foi encaminhado para biópsia, e a equipe médica avalia possíveis tratamentos complementares.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, disse que o pai relatou sensação de “diafragma travado”, o que causa falta de ar seguida de vômito, numa tentativa do corpo de liberar as vias respiratórias.

Histórico recente

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, no âmbito do inquérito sobre tentativa de golpe de Estado. Na semana passada, foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por sua participação na trama golpista entre 2022 e 2023.

O ex-presidente também vem enfrentando problemas de saúde recorrentes desde a facada sofrida durante a campanha de 2018. Em abril deste ano, ele passou por uma nova cirurgia no intestino relacionada às complicações do atentado.