Agenda

Rio e Niterói recebem cinema com música ao vivo para a primeira infância

Cineconcertos gratuitos unem cinema e música ao vivo para bebês e crianças de 18 meses a 6 anos no Rio e em Niterói entre 3 e 7 de outubro.

Tô no Cineminha
Foto: Divulgação

Troque as telas do celular por uma experiência multissensorial inesquecível. O projeto “Tô no Cineminha” chega pela primeira vez ao Rio e a Niterói, trazendo cinema e música ao vivo gratuitos para bebês e crianças. De 3 a 7 de outubro, famílias inteiras vão se emocionar com curtas internacionais, oficinas e atividades lúdicas voltadas à primeira infância.

Tô no Cineminha
Foto: Divulgação

Cinema e música ao vivo para bebês e crianças

O “Tô no Cineminha” é um projeto inédito no estado do Rio de Janeiro que promove cineconcertos gratuitos voltados para crianças de 18 meses a 6 anos. O evento integra a Temporada do Ano da França no Brasil e acontece de 3 a 7 de outubro, movimentando Niterói e Rio com atividades multissensoriais e inclusivas.

A proposta é apresentar às crianças suas primeiras emoções no contato com o cinema e a música ao vivo. São curtas de animação sem diálogo de países como Alemanha, China, França, Suíça, Rússia, Polônia e República Tcheca, exibidos com trilha sonora original executada ao vivo em volume adaptado para ouvidos sensíveis.

Programação dos cineconcertos internacionais

O público poderá assistir a três cineconcertos internacionais inéditos no Brasil:

  • “No Coração do Oceano” – Duo francês Science Fiction (Matthieu Souchet e Eli Frot) com participação da cantora e flautista carioca Flávia Melo. Voltado para crianças a partir de 2 anos, revela mistérios, animais e magia dos mares.
  • “Brincando na Água” – Solo do multi-instrumentista francês Jean-Carl Feldis, inspirado em rios, mares e chuvas. Adaptado para bebês a partir de 18 meses.
  • “De Cabeça para Baixo!” – Também apresentado por Jean-Carl Feldis, explora emoções, imaginação e aventuras para crianças a partir de 3 anos.

Serão cinco apresentações gratuitas: quatro na Sala Nelson Pereira dos Santos (Niterói) e uma especial, em parceria com o Festival do Rio, no Centro Cultural Justiça Federal (Rio de Janeiro). Após cada sessão, as famílias são convidadas a participar de brincadeiras, atividades e jogos lúdicos.

Oficina “Pequenas Criações Sonoras”

A programação inclui ainda a oficina “Pequenas Criações Sonoras”, ministrada por Jean-Carl Feldis, que ensina crianças de 3 a 7 anos a criar música e efeitos sonoros para filmes de forma lúdica e interativa. A atividade é gratuita e terá tradução consecutiva do francês para o português. As inscrições serão abertas em breve no site www.tonocineminha.com.br

Tô no Cineminha
Foto: Divulgação