
O prefeito Rodrigo Neves anunciou que Niterói deixará de ter 43 bairros e 83 favelas para se tornar uma cidade com 126 bairros, todos completamente urbanizados e integrados.
Uma Niterói transformada
Durante a sanção da Lei BID Vida Nova no Morro, que autoriza a contratação de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o prefeito destacou a dimensão histórica do projeto:
“Esse é um projeto de curto e médio prazo. Em oito anos, vamos implementar todas as etapas, começando agora. A meta é atender 12 comunidades por ano. Niterói não terá mais 43 bairros e 83 favelas. Terá 126 bairros, com todas as comunidades completamente urbanizadas e integradas.”

Vida Nova no Morro
O programa vai promover obras de urbanização, melhorias habitacionais e desenvolvimento social e econômico nas 83 comunidades de Niterói. Entre os investimentos estão:
- Pavimentação e drenagem
- Iluminação pública
- Contenção de encostas
- Requalificação de moradias
- Capacitação profissional e incentivo ao empreendedorismo
- Fortalecimento da economia solidária
A iniciativa busca transformar a qualidade de vida de milhares de moradores, reforçando o orgulho e o sentimento de pertencimento nas comunidades.
Apoio e parcerias
A secretária de Habitação, Marcele Sardinha, destacou que o BID reconheceu a excelência do projeto apresentado por Niterói. Já a primeira-dama, Fernanda Sixel Neves, ressaltou que o programa será um divisor de águas:
“Agora chegou o grande momento. Niterói vai além de tudo o que já foi feito. Nosso compromisso é levar qualidade de vida a todos os cantos da cidade. Queremos uma Niterói única, integrada, com oportunidades para crianças e jovens, dignidade para os idosos e mais segurança para as mulheres. Esse é o futuro que sonhamos e estamos construindo no presente”
O presidente da Câmara Municipal, Milton Carlos da Silva Lopes (Cal), reforçou a parceria entre Legislativo e Executivo para viabilizar a transformação.

O futuro em construção
Com investimentos internacionais e apoio de diferentes setores da gestão, Niterói avança para se consolidar como referência em urbanização inclusiva, sustentabilidade e integração social no Brasil.