
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, se reuniu com líderes municipais do Panamá para estreitar laços internacionais. O encontro reforça a cooperação esportiva e urbana e coloca Niterói no centro do diálogo latino-americano.

Rodrigo Neves se reúne com prefeitos do Panamá
Encontro internacional fortalece integração entre cidades
Em 10 de setembro de 2015, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, se reuniu, na Cidade do Panamá, com prefeitos que lideram a Associação de Municípios do Panamá (AMUPA). Durante o encontro, Neves destacou a candidatura conjunta de Niterói e Rio para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. Ele lembrou que Niterói é a cidade brasileira com mais medalhas olímpicas e ressaltou a cooperação entre o Comitê Olímpico Brasileiro e o Comitê Olímpico do Panamá.
O prefeito também convidou os representantes da associação para participarem da 30ª Cúpula da Rede Mercocidades, que acontece entre 3 e 5 de dezembro, em Niterói.
Avanços na cooperação municipalista e esportiva
Segundo Rodrigo Neves, o encontro foi produtivo e representou um avanço para fortalecer o movimento municipalista e a integração entre cidades da América Latina.
“O Panamá é um país estratégico para a integração com a América Central, o Caribe e a América do Sul. E terá uma boa presença no próximo período do Mercocidades”, afirmou o prefeito.
Parceria estratégica entre Panamá e Niterói
A presidenta da AMUPA e prefeita de Pinogan, Nadine González, celebrou a aproximação com Niterói e projetou novos projetos conjuntos para o futuro.
“O Panamá acabou de ingressar no Mercosul e essa aliança estratégica nos fortalece. Vamos manter essa sinergia para conseguir que, em 2031, Niterói possa ser sede dos Jogos Pan-Americanos e ajudar nossos atletas”, disse González.
Autoridades presentes no encontro
Participaram também:
- Irma Hernández, prefeita de San Miguelito;
- Dicky Panay, diretor executivo da AMUPA;
- Miguel Batista, presidente da Associação de Prefeitos do Panamá;
- Sebastian Otway, diretor de relações internacionais da Prefeitura do Panamá.
Sobre a 30ª Cúpula da Rede Mercocidades
O evento, que marca os 30 anos da rede, terá como tema “Caminhos para Cidades Resilientes, Pacíficas e Sustentáveis”. A cúpula reunirá prefeitos, autoridades locais, redes internacionais, organismos multilaterais, academia e sociedade civil para dialogar sobre desenvolvimento urbano sustentável. Em dezembro, Rodrigo Neves assumirá a presidência do Mercocidades.
Sobre a AMUPA
A Associação de Municípios do Panamá é uma organização sem fins lucrativos que reúne todas as cidades do país para representar interesses municipais, promover a autonomia local e fortalecer governos municipais. Atua como interlocutora legítima dos governos locais junto ao Estado panamenho.