Agenda

Maracanã faz 75 anos: exposição gratuita no Palácio Tiradentes

Palácio Tiradentes (Alerj) abre mostra dos 75 anos do Maracanã, com 400 peças raras. Entrada gratuita até 20/10; estreia teve visitas teatralizadas.

Palácio Tiradentes
Foto: Alex Ramos

O Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj, inaugurou neste sábado (30/08) a exposição inédita “Um senhor estádio a todo vapor”, em celebração aos 75 anos do Maracanã. Idealizada pelo colecionador Alex Braga, a mostra reúne mais de 400 peças, com raridades e itens inéditos. A entrada é gratuita e a visitação vai até 20/10; na estreia, o público contou com visitas teatralizadas gratuitas de hora em hora.

Palácio Tiradentes
Foto: Alex Ramos

Exposição inédita celebra 75 anos do Maracanã

A iniciativa destaca o Maracanã como símbolo do Rio e sua conexão com o Palácio Tiradentes e o Legislativo. “É uma exposição inédita e todas as gerações podem vir conhecer um pouquinho mais da história deste estádio tão monumental… Temos peças de jogadores como Roberto Dinamite, que também foi deputado nesta Casa”, afirmou Fernanda Figueiredo, diretora de Cultura da Alerj.

Palácio Tiradentes
Foto: Alex Ramos

Mais de 400 peças e raridades

Idealizada por Alex Braga, a mostra apresenta mais de 400 itens, entre peças raras e inéditas, construindo uma linha do tempo afetiva do estádio. O acervo inclui materiais coletados ao longo de décadas e doações de familiares de personagens históricos do futebol.

A coleção de Alex Braga

Braga começou a colecionar na infância, com álbuns e figurinhas. Depois, ampliou o acervo em feiras de antiguidades da Praça XV e com doações.

“As pessoas precisam ver e conhecer mais sobre esses jogadores… Qualquer um que entrar aqui vai se sentir pequeno diante da grandeza desses personagens, que são figuras da vida real”, celebrou.

Palácio Tiradentes
Foto: Alex Ramos

Peças icônicas e momentos históricos

Logo na entrada do Palácio, o público encontra a cadeira perpétua (1950). Entre os destaques, estão:

  • Bola usada por Pelé em sua despedida da Seleção Brasileira (1971);
  • Camisa autografada por Garrincha em seu último jogo no Maracanã;
  • Memórias de grandes eventos, como a visita do Papa João Paulo II e o show de Frank Sinatra;
  • Itens ligados a ídolos do futebol: Zico, Romário, Renato Gaúcho, Neymar, Maradona, entre outros.

Visitas teatralizadas na abertura

A estreia contou com visitas teatralizadas gratuitas, de hora em hora, com sete atores que interagiram com o público e apresentaram curiosidades das peças e eventos. O início da encenação traz dois personagens icônicos: o torcedor “raiz” da antiga geral do Maracanã e o locutor de rádio que narra grandes histórias do estádio.

Palácio Tiradentes
Foto: Alex Ramos

Do “Maracanazo” às Olimpíadas

As cenas relembram o “Maracanazo” (Copa do Mundo de 1950), as Olimpíadas de 2016 e jogos inesquecíveis de craques brasileiros, criando um panorama emotivo e educativo para todas as idades.

Leis citadas e representações no palco

O roteiro menciona marcos do Parlamento fluminense, como a Lei Vini Jr. (medidas de combate ao racismo em ambientes esportivos) e a Lei Gui (criação do Programa Estadual de Assistência Especializada em Epidermólise Bolhosa na rede pública e a pensão especial a pacientes ou responsáveis). Também aparecem representações de Pelé, Frank Sinatra, da Taça Jules Rimet e de craques do futebol feminino.

Vozes do evento

O ator João Félix, que interpreta Pelé, definiu a experiência:

“Dar a vida e trazer de volta a história do rei, pra mim, enquanto jovem preto que se inspirou nele, é muito gratificante”.

Visitante de São Paulo, Rennes Matos conheceu a mostra ao passar pela Praça XV:

“Achei bem interessante, principalmente a forma em que foi abordado, em forma de teatro. Foi bem legal porque as crianças também puderam acompanhar e prendeu a atenção delas”.

Serviço

  • Onde: Palácio Tiradentes (sede histórica da Alerj)
  • O quê: Exposição inédita “Um senhor estádio a todo vapor” (75 anos do Maracanã)
  • Acervo: Mais de 400 peças (raridades e itens inéditos)
  • Quando: Abertura em 30/08; visitação até 20/10
  • Quanto: Entrada gratuita
  • Extra: Na estreia, houve visitas teatralizadas gratuitas de hora em hora sobre a história do estádio