Empregos

Registros que contam histórias: curso de foto na Clin em Niterói

Funcionários da Clin concluem curso de fotografia da Prefeitura na PUD Engenhoca, com aula final no viveiro de mudas e depoimentos que mostram o impacto.

Clin Curso de fotografia
Foto: Divulgação

Em 29/08/2025, funcionários da Clin (Companhia de Limpeza de Niterói) concluíram um curso de fotografia promovido pela Prefeitura de Niterói. As aulas ocorreram na Plataforma Urbana Digital (PUD) da Engenhoca e terminaram com uma prática no viveiro de mudas da companhia. A iniciativa qualifica equipes e valoriza quem cuida da cidade, ampliando o olhar sobre o cotidiano.

Foto: Divulgação

Curso de fotografia capacita servidores da Clin

A formação foi promovida pela Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia e ministrada pela professora Daiane Dourado. As aulas aconteceram na PUD da Engenhoca, com encerramento no viveiro de mudas da Clin, escolhido pelos próprios alunos para a última prática.

“A ideia de realizar a última aula no espaço do viveiro surgiu com os registros feitos no telefone de um dos alunos. Logo, além de expor a beleza do viveiro, a gente se propôs a trazer em cena quem cuida do espaço. Os alunos apresentaram entusiasmo em realizar registros mais criativos e se sentiram à vontade em compartilhar o seu olhar fotográfico sobre o cotidiano”, disse Daiana Dourada.

Clin Curso de fotografia
Foto: Divulgação

Aula final no viveiro de mudas valoriza o trabalho diário

Os participantes optaram por um ambiente ao ar livre para o encerramento, usando como modelos os colaboradores que atuam no viveiro. A Divisão de Educação Ambiental da Clin, sob supervisão do engenheiro florestal Luiz Vicente, organizou uma exposição de mudas de plantas para receber a turma.

Depoimentos que mostram o impacto humano

A telefonista Marilene Ferreira Silva de Oliveira, há 26 anos na Clin, é entusiasta da fotografia e registra diariamente o trajeto de casa, no Rio, até Niterói.

“Fiquei muito feliz com essa oportunidade que a Clin nos proporcionou. Como sou amadora, foi muito importante ter aprendido a parte técnica, conhecer melhor os recursos das máquinas fotográficas. Pretendo ampliar meus conhecimentos e até buscar trabalhar como fotógrafa”, afirmou Marilene.

A gari Martha Medeiros Augusto da Silva, funcionária da Clin há 16 anos, sendo 10 anos no viveiro, foi a colaboradora escolhida como modelo das fotos:

“A experiência foi muito interessante, ainda por cima, aqui no viveiro, onde o clima de trabalho é excelente”, ressaltou Martha.

Conteúdo programático e objetivos dos alunos

Os alunos receberam noções básicas de:

  • Exposição
  • Foco
  • Composição
  • Enquadramento
  • Imagens informativas

Segundo a professora, os principais objetivos foram conhecer as funcionalidades da câmera DSLR e ampliar técnicas no smartphone para registros publicitários e estudos de campo.