Rio

Arcos da Lapa será pintado com técnica histórica no Rio

Os Arcos da Lapa vão ganhar nova pintura com técnica histórica no Rio. Saiba mais sobre essa importante restauração.

Hector Santos / Conservação
Hector Santos / Conservação

A Secretaria Municipal de Conservação abriu nesta segunda-feira (25/08) a licitação para a pintura e restauração dos Arcos da Lapa, um dos cartões-postais mais icônicos do Rio de Janeiro. O valor estimado da obra é de R$ 2,3 milhões.

Além da raspagem da tinta atual, o processo contará com o trabalho de alpinistas especializados, que aplicarão cal virgem na nova coloração, preservando a estética histórica do monumento.

Divulgação/Riotur

Patrimônio histórico do Rio

Inaugurado em 1750, o antigo Aqueduto da Carioca, conhecido hoje como Arcos da Lapa, é considerado a maior obra de engenharia do Brasil no século XVIII. Construído em estilo romano, com pedra e cal, o monumento tem 270 metros de comprimento e 18 metros de altura, distribuídos em 42 arcos plenos.

Originalmente, os arcos foram erguidos para trazer água das nascentes do Rio Carioca até o Largo da Carioca, abastecendo a população. Já em 1896, o aqueduto passou a ser utilizado como via para o bondinho de Santa Teresa, função que exerce até hoje.

Restauração e preservação

A pintura e revitalização buscam garantir a manutenção do patrimônio histórico e reforçar a importância dos Arcos como símbolo cultural e turístico do Rio de Janeiro.

Resumo

O que vai ser feito nos Arcos da Lapa?
Raspagem da tinta atual e nova pintura com cal virgem, feita por alpinistas.

Qual o valor da obra?
O investimento previsto é de R$ 2,3 milhões.

Quando os Arcos foram inaugurados?
Em 1750, como Aqueduto da Carioca.

Qual a função atual do monumento?
Desde 1896, serve de passagem para o bondinho de Santa Teresa.