
Nesta quarta-feira (20), a Prefeitura de Niterói entregou a nova quadra poliesportiva da Escola Municipal Paulo Freire, no Fonseca. A iniciativa, vinculada ao programa Quarta Presente, ampliado para o Ensino Fundamental II, beneficia mais de 600 alunos e fomenta esporte e aprendizado.
Reforma e melhorias na Paulo Freire
Neste ano, a Escola Municipal Paulo Freire passou por diversas melhorias que acompanham a inauguração da nova quadra: – climatização em todas as salas de aula; – nova biblioteca escolar; – modernização de instalações elétricas; – refeitório mais amplo e nova cozinha; – pintura geral e outras melhorias estruturais. A previsão é de que as obras sejam concluídas no início de outubro.
Quarta Presente amplia oportunidades no Fundamental II

“A quadra poliesportiva é uma obra que reforça a qualidade da rede”, afirmou a vice-prefeita Isabel Swan. O secretário municipal de Educação, Bira Marques, destacou que o investimento é uma demonstração do compromisso com educação de qualidade e com um espaço mais moderno e acolhedor para os alunos.
- O Quarta Presente, desenvolvido pela Secretaria e pela Fundação Municipal de Educação, foi ampliado recentemente para atender todas as unidades com Ensino Fundamental II.
- O programa iniciou em fevereiro, oferecendo atividades para turmas do 5º e 9º ano, e, com a expansão, 12 unidades passaram a receber atividades nos eixos Corpo e Movimento (Programa Niterói Joga em Rede) e Arte e Cultura.
- Dessas 12 unidades, sete que possuem turmas do Ensino Fundamental I e II atenderão também estudantes do Fundamental I (1º ao 5º ano).
- O programa já beneficia cerca de 9 mil estudantes da rede municipal com atividades esportivas, de arte e cultura e reforço escolar às quartas-feiras, nos turnos da manhã (10h às 12h) e da tarde (15h às 17h), durante o horário de planejamento coletivo dos professores.
- A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a Fundação de Arte de Niterói (FAN) e a Secretaria de Projetos e Ações Estratégicas.
- A expansão também prevê que sete unidades com Ensino Fundamental I e II atendam estudantes do Fundamental I, do 1º ao 5º ano.
Aluna do nono ano, Adryelle Vytoria Fabrino, 14 anos, pratica quase todos os esportes, mas prefere vôlei e basquete:
“A quadra ficou bonita, com cobertura, e está bem melhor para praticar esportes.
O aluno Luiz Henrique da Silveira de Castro, 16 anos, que pratica basquete, aprovou a obra:
“Dá para fazer cesta e a tabela está boa. Era futsal, agora estou no foco do basquete. A quadra ficou bonita, grande e muito melhor que a anterior.”