Polícia

Troca no 4º CPA redefine comando da PM em Niterói, SG e Itaboraí

Acompanhe a troca no comando da PM e suas implicações para a segurança em Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.

Foto: Luciana Carneiro
Foto: Luciana Carneiro

O 4º Comando de Policiamento de Área (CPA), responsável pelos batalhões de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, terá novo comando a partir desta quinta-feira (21). Após mais de quatro anos à frente da unidade, o coronel Sylvio Ricardo Ciuffo Guerra deixa o cargo para assumir a função de Subsecretário de Comando e Controle da Polícia Militar.

Quem passa a comandar o 4º CPA é o coronel Luiz Octávio Lopes da Rocha Lima, oficial com 35 anos de carreira na corporação e ampla experiência em operações estratégicas.


A trajetória de Sylvio Guerra

Durante quatro anos e um mês à frente do 4º CPA, Sylvio Guerra coordenou diretamente as diretrizes do 12º BPM (Niterói), 7º BPM (São Gonçalo) e 35º BPM (Itaboraí). Antes disso, também foi comandante do 12º BPM, onde permaneceu por dois anos e sete meses, liderando ações de combate à criminalidade e aproximando a corporação da comunidade.

Segundo a Polícia Militar, a mudança faz parte da rotina administrativa da corporação, visando garantir a continuidade das estratégias de segurança na Região Metropolitana do Rio.


O novo comandante: Luiz Octávio

Ingressado na PM em 1990, o coronel Luiz Octávio soma 35 anos de serviço. É formado no Curso de Formação de Oficiais, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e Curso Superior de Polícia. Entre suas condecorações, destaca-se a Medalha de Bravura, recebida em 1995.

Ao longo da carreira, comandou diversos batalhões, incluindo o 6º BPM, 9º BPM, 23º BPM, 27º BPM, 3º BPM e 4º BPM, além do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE) e da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP). Nos últimos anos, esteve à frente do 6º CPA e do Comando de Policiamento Especializado (CPE).

Agora, terá a missão de coordenar novamente os três batalhões estratégicos da Região Metropolitana: 12º BPM, 7º BPM e 35º BPM.