Arte

Festival Lírico traz Yuri Guerra em recital gratuito em Niterói

Yuri Guerra canta Mozart, Dvořák e Bach em recital gratuito no FELINI, na histórica Igreja da Boa Viagem, Niterói.

Yuri Guerra - Foto Mariana Moreira
Mariana Moreira

A Igreja da Boa Viagem, um dos patrimônios mais emblemáticos de Niterói, será palco de um concerto emocionante. No dia 24 de agosto, às 12h, o Festival Lírico de Niterói (FELINI) recebe o baixo Yuri Guerra em um recital sacro gratuito que promete encantar o público.

Recital sacro na Ilha da Boa Viagem

O Recital Sacro FELINI acontece neste domingo (24), às 12h, na histórica Igreja da Ilha da Boa Viagem, tombada pelo Iphan desde 1938. O evento gratuito reúne um quarteto de solistas — Yuri Guerra, Beatriz Satiê, Julia Riera e João Campello — acompanhados pela pianista Raquel Monteiro.

No repertório, destaque para clássicos como Ave Verum Corpus e Tuba Mirum, do Réquiem de Mozart.

Obras raras e árias de Bach

Além das peças de Mozart, Yuri Guerra interpretará uma seleção do ciclo Canções Bíblicas (Biblické písně), de Antonín Dvořák, raramente executadas em concertos. O baixo mineiro também dará voz a duas árias de oratórios sacros de Johann Sebastian Bach.

Festival Lírico de Niterói (FELINI)

A apresentação faz parte da 2ª edição do FELINI, que durante todo o mês de agosto promove concertos, palestras e recitais. Criado pelas cantoras líricas niteroienses Amanda Ayres, Maria Gerk e Tina França, o festival busca aproximar a população da arte lírica, mesclando música sacra e canções contemporâneas.

Carreira internacional de Yuri Guerra

Radicado em Bolonha, Itália, Yuri Guerra é Maestro de Canto pelo Conservatório Giovanni Battista Martini. Já se apresentou em casas renomadas na Itália, França, Alemanha, China e até no Vaticano, onde cantou para o Papa Francisco.

Recentemente, brilhou na ópera “Candide”, de Leonard Bernstein, em uma produção com mais de 150 artistas, onde interpretou nove personagens e recebeu elogios da crítica europeia.

Projetos e legado artístico

Com formação iniciada ainda na infância, Yuri Guerra também desenvolve projetos dedicados à divulgação de Villa-Lobos na Europa e ao resgate da Era de Ouro do Rádio no Brasil, com releituras de Vicente Celestino, Dalva de Oliveira e Maysa.