Cidades

Niterói no centro da inovação: o que vem aí após o Rio Innovation Week

Niterói brilhou no Rio Innovation Week 2025 com projetos de drones, startups e o futuro Distrito de Inovação da Cantareira.

Foto: Bruno Eduardo Alves
Foto: Bruno Eduardo Alves

Durante os quatro dias do Rio Innovation Week 2025, realizado no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, Niterói confirmou sua vocação para a tecnologia e inovação. Com estande oficial no Armazém Kobra, a cidade levou ao público painéis sobre cidades inteligentes, transição energética, economia criativa e uso de inteligência artificial.

O prefeito Rodrigo Neves destacou que a cidade caminha para a economia do futuro, deixando para trás a dependência do petróleo:

“Nossa participação mostra que não somos coadjuvantes nesse processo. Temos o compromisso com a população de transformar Niterói em uma cidade cada vez mais inteligente, fazendo a transição da economia do petróleo, que é passageira, para a economia do futuro, que passa por soluções modernas e sustentáveis. Para isso, incentivamos o ensino inovador e a economia criativa, com um ambiente fértil para parcerias que impulsionam o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população”, afirmou.

Autoridades como a secretária de Inovação, Juliana Benício, a vice-prefeita Isabel Swan, o secretário executivo Felipe Peixoto e o ex-prefeito Axel Grael participaram de debates estratégicos.

“Foi um dia de muita emoção, porque todo mundo que estava ali aposta no projeto do nosso futuro distrito de inovação. Depois, participei da plenária sobre cidades regenerativas, que é um tema que me move, porque fala de não se acomodar e apenas mitigar os danos, mas efetivamente trazer soluções e trabalhar por elas. A cidade regenerativa é proativa e Niterói tem muitos exemplos disso, como o reflorestamento do Morro do Boa Vista e o resgate da vegetação de restinga”, contou Juliana Benício, secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia.

Foto: Evelen Gouvea

Tecnologia aplicada ao dia a dia da população

Um dos anúncios de maior impacto foi feito por Felipe Peixoto, que revelou o inédito chamamento público para a criação de rotas de drones em Niterói. A ideia é instalar droneportos em espaços públicos para permitir a entrega de encomendas aéreas.

“Niterói tem conseguido cuidar da sua população e investir em tecnologia, como é o caso do radar meteorológico e do sistema de cercamento eletrônico. Mas precisamos avançar mais. Vamos colocar na rua, de forma inédita, um chamamento para a população ligado a rotas de drone na cidade. A ideia é fazer a concessão de espaços públicos para droneportos e permitir a entrega de encomendas usando drones”, adiantou Felipe Peixoto. 

Além disso, Niterói já opera com soluções tecnológicas como o radar meteorológico e o sistema de cercamento eletrônico, que auxiliam na segurança e prevenção de desastres.

Foto: Bruno Eduardo Alves

Distrito de Inovação Cantareira: o primeiro “figital” do país

Outro destaque foi o Distrito de Inovação da Cantareira, que será inaugurado em 2026 como o primeiro distrito figital do Brasil – combinando experiências físicas e digitais em um mesmo espaço.

No estande, startups aceleradas pelo programa Acelera Niterói também apresentaram projetos nas áreas de saúde, economia do mar, descarbonização e comunicação digital. Ao todo, oito empresas receberam R$ 80 mil cada, enquanto 22 startups incubadas receberam R$ 60 mil.

Foto: Claudio Fernandes

Softpower e Pan 2031

A vice-prefeita Isabel Swan destacou a relevância do Pan-Americano de 2031, do qual Niterói é candidata a sede em conjunto com o Rio. Ela lembrou que a cidade já aplica soluções inovadoras no Parque Orla Piratininga (POP), onde jardins filtrantes tratam águas pluviais de forma sustentável.

“O que fazemos no POP é pura tecnologia. Estamos na era da inteligência artificial e dos dados. Isso é fundamental tanto para a gestão esportiva quanto para a gestão pública. A vinda do Pan-Americano em 2031 vai fortalecer o softpower de Niterói, uma cidade que também dá ênfase à inclusão e ao desenvolvimento social. O esporte tem poder real de transformação e precisa ir além da competição”, reforçou Swan.

Foto: Bruno Eduardo Alves

Niterói Experience: inovação na cidade

Parte do RIW também aconteceu em Niterói. O Teatro Popular Oscar Niemeyer recebeu o RIW Niterói Experience, reunindo empreendedores e especialistas em tecnologia. O evento contou com a palestra do futurista Ian Beacraft, referência global em inteligência artificial e futuro do trabalho.

Na ocasião, foi assinado um acordo entre a Prefeitura e o Governo do Estado para a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ampliando a digitalização da gestão pública.

Foto: Claudio Fernandes