Campo abandonado do Estádio Caio Martins, em Icaraí, Zona Sul de Niterói. Foto: Divulgação
Após a polêmica sobre a possível venda do Complexo Esportivo Caio Martins, em Niterói, o governo do estado e parlamentares garantiram que o espaço não será leiloado nem privatizado. O estádio foi incluído em uma lista de 48 imóveis que o Executivo fluminense pretende vender, com expectativa de arrecadar R$ 1,5 bilhão.
Deputados da base e da oposição municipal confirmaram que apresentaram emendas ao projeto de lei para retirar o Caio Martins da lista. O governador Cláudio Castro se comprometeu a acatar a exclusão do equipamento esportivo.
“Em reunião agora à tarde com o governador Cláudio Castro, solicitei que o Complexo Esportivo do Caio Martins fosse retirado da lista de imóveis para leilão e ele atendeu o meu pedido. Vou apresentar uma emenda ao projeto de lei enviado pelo Governo do Estado à Alerj para a retirada do imóvel da lista. Sou contra qualquer tipo de mecanismo de venda ou privatização do Complexo Esportivo do Caio Martins e reforço meu compromisso na defesa de que o espaço continue sendo um equipamento público de incentivo ao esporte, cultura e lazer para a população.” destacou o deputado Vitor Junior (PDT).
Deputado Vitor Junior | Divulgação
O deputado estadual Douglas Gomes (PL), também afirmou que apresentará uma emenda ao projeto de lei. Segundo o parlamentar, ele já entrou em contato com Castro e com o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, para tratar do tema.
“O Caio Martins é um equipamento de extrema importância para o povo niteroiense. Eu mesmo, enquanto criança e adolescente, caminhava quatro quilômetros para fazer atividade nesse local. Assim como eu, milhares de pessoas foram impactadas por esse equipamento” disse.
Deputado Estadual Douglas Gomes (PL). Divulgação
Projeto prevê reservatório contra enchentes e parque público
Paralelamente à discussão sobre a venda, a Prefeitura de Niterói anunciou que mantém seus planos para o estádio. O principal deles é a construção de um reservatório subterrâneo com capacidade para 80 milhões de litros de água, que ocupará parte do campo de futebol e arquibancadas.
O objetivo é combater os recorrentes alagamentos nas ruas Lopes Trovão, Presidente Backer e adjacências, beneficiando também bairros como Santa Rosa, Cubango, Pé Pequeno e Viçoso Jardim.
O projeto inclui ainda a criação de um parque municipal, com quadras esportivas, academias ao ar livre e áreas de lazer, tornando o local um espaço de uso comunitário.
Investimentos em saneamento e drenagem
Segundo o prefeito Rodrigo Neves (PDT), a obra faz parte de um conjunto de ações estruturais para tornar Niterói uma cidade mais resiliente às chuvas fortes.
“Vamos virar a página das enchentes no entorno do Caio Martins e transformar o espaço em um equipamento público de esporte, lazer e proteção contra alagamentos”, afirmou o prefeito.
Prefeito Rodrigo Neves | Foto: Alex Ramos
A Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) já concluiu o projeto básico de drenagem e a licitação para execução da obra é aguardada.
Caio Martins no futuro dos grandes eventos
Além da obra de drenagem e do parque, a prefeitura estuda incluir o Caio Martins nos Jogos Pan-Americanos de 2031, caso Niterói e o Rio sejam confirmados como cidades-sede. A ideia é modernizar o complexo e integrá-lo ao calendário esportivo internacional.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de privacidade