
A Praia de São Francisco, em Niterói, será o ponto de partida do Campeonato Mundial de VA’A 2025, o maior evento de canoa polinésia do mundo. Pela primeira vez no Brasil no formato maratona, a competição reunirá 819 atletas de 26 países, incluindo Estados Unidos, França e Alemanha.
O evento, com apoio do Governo do Estado do Rio por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, terá entrada gratuita e promete movimentar o turismo e a economia da região.
“O apoio ao Mundial de VA’A reforça nosso compromisso com os esportes náuticos e com o Rio como palco de grandes eventos esportivos”, afirmou Rafael Picciani, secretário estadual de Esporte e Lazer.
Programação e percursos
A cerimônia de abertura será nesta sexta-feira (15/08), às 19h, com shows, praça de alimentação e feira de expositores. As provas oficiais acontecem de 16 a 20 de agosto, a partir das 7h, com percursos de até 24 km, passando pela Baía de Guanabara e pela Praia de Piratininga, retornando a São Francisco.
Brasil na disputa
A equipe brasileira entra forte na competição, com destaque para:
Masculino:
- Luan dos Reis – V1 Júnior 16
- Kaique Passos – V1 Júnior 19
- Equipe Brasil V6 – Júnior 19, Master 40 e Master 50
- Mauro Fernandes – V1 Master 50
Feminino:
- Luana Vitorazo – V1 Open
- Nina Peres – V1 Júnior 19
- Marta Terra – V1 Master 50
- Equipe Brasil V6 – Master 40
O evento promete não apenas grandes disputas, mas também uma experiência única para o público, com o cenário paradisíaco de Niterói como pano de fundo.