Política

Niterói forma nova turma da Guarda Municipal após recorde de inscritos

Niterói forma nova turma da Guarda Municipal após recorde de inscritos. Saiba mais sobre este crescimento significativo.

Foto: Evelen Gouvêa
Foto: Evelen Gouvêa

Niterói - A Prefeitura de Niterói iniciou, nesta segunda-feira (11), a formação da nova turma de concursados da Guarda Civil Municipal, resultado de um processo seletivo que reuniu mais de 70 mil candidatos de todo o Brasil. Cerca de 80 aprovados começam o curso de capacitação e treinamento da Secretaria de Ordem Pública (Seop), seguindo as diretrizes do Ministério da Justiça.

Segurança pública como prioridade

O prefeito Rodrigo Neves destacou que o efetivo da Guarda cresceu mais de 400% na última década, tornando-se referência nacional. Com a chegada da nova turma, o número de guardas municipais ultrapassa o de policiais militares na cidade, chegando a 800 agentes.

“Estamos integrando, hoje, quase 80 guardas municipais para ampliar o efetivo, que cresceu mais de 400% ao longo dos últimos 10 anos. Essa é uma das melhores guardas municipais do país. Na última década, fizemos o maior investimento, dentre as 5.500 cidades do Brasil. Segurança pública não é uma tarefa apenas dos profissionais de segurança. É um fenômeno complexo que exige uma ação política integrada que também colocamos em prática em conjunto com as forças estaduais e federais, além de outros projetos inovadores que envolvem jovens e transformam a realidade nas comunidades e periferias”, afirmou o prefeito.

Foto: Evelen Gouvêa

Concurso concorrido e formação de excelência

Foram 209 vagas para início imediato e cadastro de reserva. O secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, classificou o certame como “um dos mais difíceis do país” e ressaltou a importância de um preparo moral e social para a função.

De acordo com o secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, esse foi um dos concursos mais difíceis do Brasil. 

“Foi um longo trabalho, mas hoje temos uma Guarda Municipal de excelência. Essa profissão exige um comportamento social diferente, pois estamos aqui para proteger e salvar vidas. Precisamos de uma formação moral forte para entender e mediar os conflitos da sociedade. Vocês foram os primeiros colocados em um dos concursos mais difíceis do país, com cerca de 70 mil inscritos. Isso não é para qualquer um. A Guarda Municipal de Niterói evoluiu muito e estamos aqui para entregar um trabalho de excelência à população”, reforçou Gilson Chagas. 

Foto: Evelen Gouvêa

O inspetor-geral Paulo Brito elogiou a determinação dos aprovados:

“Sabemos que passar em um concurso tão concorrido não é apenas o resultado de estudo. É também a prova de que vocês possuem algo ainda mais valioso, que é a determinação, a disciplina e o coração disposto a servir. A Guarda Municipal de Niterói tem uma grande visibilidade devido aos investimentos feitos pelo governo. Parabéns a todos! Hoje é um dia inesquecível para cada um que conquistou o direito de vestir esse uniforme”

Presença feminina e histórias inspiradoras

Entre os novos guardas, 15 mulheres reforçam a força feminina da corporação. A moradora da Engenhoca, Raiane Pacheco, disse que o orgulho pela instituição foi o que a motivou a prestar o concurso.

Outro aprovado, João Luiz dos Santos, ex-bombeiro militar de 23 anos, destacou que veio de Realengo para integrar uma Guarda que cresce e recebe investimentos constantes.

“Vim de Realengo onde fui bombeiro militar por três anos. O que me trouxe a esse concurso em Niterói foi perceber uma força de segurança que está crescendo cada vez mais e que a cidade vem recebendo investimentos na área de segurança pública. Acredito no projeto de segurança que está sendo construído aqui e na Guarda Municipal. Quero muito contribuir e crescer junto”, afirmou João Luiz.

Foto: Evelen Gouvêa

Investimentos e estrutura

O último concurso da corporação havia sido realizado em 2019. Desde 2013, Niterói dobrou o efetivo e investiu na Cidade da Ordem Pública, no plano de cargos e salários e no Regime Adicional de Serviço (RAS).

A Prefeitura também investe R$ 1 milhão por mês no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e no RAS, garantindo reforço policial constante. Somente este ano, foram entregues 20 novas viaturas à Polícia Militar.

Foto: Evelen Gouvêa