Cidades

Gambá raro de 54g é resgatado e recebe cuidados em Niterói

Gambá raro de 54g é resgatado em Niterói e recebe cuidados veterinários. Descubra mais sobre sua condição e recuperação.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Guarda Municipal de Niterói resgatou, nesta sexta-feira (8), um gambá leucístico bebê no bairro do Fonseca.

O animal, de apenas 54 gramas e cerca de um mês e meio de vida, foi encontrado após um chamado feito ao número 153 do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) da Prefeitura.

Foto: Divulgação

Espécie rara

O gambá leucístico apresenta falta parcial de pigmentação, mas mantém a cor normal nos olhos, pele e outras partes do corpo — diferentemente dos animais albinos, que não possuem melanina e têm olhos avermelhados ou rosados. Apesar da aparência clara, o leucismo não afeta a visão nem a saúde do animal como o albinismo.


Cuidados e reabilitação

O filhote está sob cuidados veterinários para ganhar peso e, posteriormente, passar por um processo de adaptação antes de ser solto em uma área de proteção ambiental.

De acordo com o coordenador da Guarda Ambiental, Renato Macedo, a população deve evitar interagir com animais silvestres e acionar imediatamente a Guarda pelo 153 para que o resgate seja feito com segurança.

“Sempre que avistarem algum tipo de animal silvestre, entrem em contato imediatamente com a Guarda Municipal, pelo número 153 do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), para que o resgate seja realizado de forma correta. Os agentes são treinados e capacitados para a captura e reabilitação desses animais”, reforça Macedo.


Outros resgates frequentes

Entre as espécies mais resgatadas na cidade estão capivaras, corujas, tartarugas, cobras, gaviões, bichos-preguiça e tamanduás. Os animais são avaliados por veterinários e, quando saudáveis, devolvidos ao habitat natural. Se debilitados, são encaminhados a instituições parceiras, como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e o Instituto Vital Brazil.