Polícia

'Gato' de energia em Niterói: operação flagra casa e hortifruti

Operação da Enel Rio com a polícia desmonta ligações clandestinas em residência e hortifrúti; fornecimento foi suspenso

Divulgação/Enel Rio
Divulgação/Enel Rio

Uma operação da Enel Rio com apoio da Polícia Civil e do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) identificou furtos de energia elétrica em dois imóveis em Niterói, nesta quarta-feira (6). Os alvos foram uma residência e um hortifruti, onde os técnicos constataram ligações diretas na rede da distribuidora, popularmente conhecidas como “gatos”.

Ocorrências: residência e comércio

No caso da residência, localizada na Região Metropolitana de Niterói, a inquilina foi conduzida à 79ª Delegacia de Polícia, onde foi registrada a ocorrência. Ela responderá em liberdade mediante fiança, pelo crime de furto de energia. Já o proprietário do imóvel também foi indiciado por extorsão, devido à cobrança de aluguéis mesmo com a ligação clandestina.

Divulgação/Enel Rio

No hortifrúti, o comerciante também foi levado à delegacia e irá responder em liberdade pelo mesmo crime.

Após as inspeções, as ligações irregulares foram desfeitas e os dois locais tiveram o fornecimento de energia suspenso.

Furto de energia é crime e pode levar à prisão

De acordo com a legislação, furtar energia elétrica é crime, com pena de 1 a 4 anos de reclusão. No entanto, com a nova lei, se o furto envolver cabos de energia, telefonia, dados ou transporte ferroviário/metroviário, a pena pode chegar a até 8 anos de prisão.

Além disso, quem realiza o “gato” pode ser obrigado a pagar retroativamente pelos valores consumidos durante o período da fraude.

“O furto de energia compromete diretamente a qualidade do serviço e coloca toda a população em risco, inclusive quem manipula a rede de forma clandestina”, alertou a Enel Rio.

Riscos e impacto na tarifa

As ligações clandestinas sobrecarregam a rede, podem causar curtos-circuitos, provocar interrupções no fornecimento e incêndios. A estimativa da distribuidora é que, sem o furto de energia, a tarifa dos clientes da Enel Rio poderia ser até 5% mais baixa.

A distribuidora também reforça que a denúncia de fraudes é essencial para manter a segurança e a qualidade do serviço. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais de atendimento da empresa.