Cidades

Disparos de fuzil alertam sistema de segurança de Niterói

Disparos de fuzil alertam sistema de segurança de Niterói, resultando em ação rápida da Guarda Municipal e Polícia Militar.

Cisp | Foto: Divulgação
Cisp | Foto: Divulgação

Na madrugada desta terça-feira (22), sensores do ShotSpotter, sistema inteligente de detecção de tiros da Prefeitura de Niterói, identificaram rajadas de fuzil nos acessos ao Morro dos Marítimos, no Barreto. A resposta rápida envolveu agentes da Guarda Municipal, Polícia Militar e o uso do Cercamento Eletrônico, que flagrou o veículo dos suspeitos ainda na Ponte Rio-Niterói.

Divulgação/Prefeitura de Niterói

Ação conjunta leva à prisão de suspeitos que vieram do Rio

De acordo com a prefeitura, os disparos foram registrados em tempo real, possibilitando o rastreio da movimentação de criminosos que, segundo investigações, teriam saído do Rio em um carro de aplicativo. O veículo, um Fiat Argo preto, foi encontrado colidido e crivado de balas. Três suspeitos feridos deram entrada no Hospital Azevedo Lima, dois com antecedentes criminais.

O prefeito Rodrigo Neves comentou a operação:

“Investimos em tecnologia e inteligência no combate ao crime em nossa cidade. O que aconteceu nesta madrugada mostra que o investimento que fizemos está no caminho certo. Niterói não é uma ilha e sofre com os reflexos da violência da Região Metropolitana. Por isso, não cruzamos os braços. Hoje temos um dos sistemas mais modernos do Brasil com portais de segurança em todas entradas de Niterói. Estamos trabalhando para auxiliar as forças de segurança, que combatem a criminalidade, a atuarem de forma rápida. Parabéns à Guarda Municipal e à Polícia Militar pela ação conjunta!”.

Como funciona o ShotSpotter e o Cerco Eletrônico

  • O ShotSpotter detecta disparos de arma de fogo em até 20 segundos, com localização precisa.
  • O Cerco Eletrônico usa leitura de placas e identifica veículos com restrições ou suspeitos de envolvimento em crimes.
  • Mais de 35 milhões de passagens de veículos são monitoradas por mês em portais de entrada da cidade.

O secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, reforçou:

“Essa foi uma resposta rápida que a Prefeitura está dando através do sistema do CISP e do Cercamento Eletrônico. Conseguimos localizar os criminosos que vieram do Rio e tivemos uma operação bem-sucedida com prisões. A tecnologia está fazendo a diferença no combate ao crime em Niterói, permitindo essa integração com as forças de segurança para ajudar a montar o esquema tático dentro de todos os protocolos que foram estabelecidos”.

PM reforça patrulhamento e investigação segue

O 12º BPM mobilizou viaturas e o Grupamento de Ações Táticas (GAT) com apoio de blindados para reforçar o patrulhamento no Barreto. A Polícia Civil investiga o caso para identificar outros envolvidos. Até o momento, sabe-se que os suspeitos foram recebidos a tiros ao tentarem entrar na comunidade.


Entenda a importância do sistema de segurança de Niterói

O que é o ShotSpotter?

Sistema que capta sons de tiros por sensores espalhados pela cidade e envia alertas imediatos ao CISP.

E o que faz o Cerco Eletrônico?

Identifica veículos furtados, clonados ou ligados a crimes por meio da leitura de placas em tempo real, integrando dados com a Polícia.

Por que isso é relevante?

A resposta imediata permite ações cirúrgicas das forças de segurança, com maior precisão, menor tempo de reação e mais prisões em flagrante.


Niterói é referência nacional em tecnologia contra o crime

Com mais de 500 câmeras integradas, softwares de reconhecimento de padrões e apoio técnico à Polícia Civil e ao Judiciário, o modelo de segurança adotado por Niterói é um dos mais avançados do país — e tem servido de exemplo para municípios de todo o Brasil.

“A cidade precisa ser pensada para as pessoas — com tecnologia, inteligência e prevenção”, conclui o administrador regional do Barreto.