
A Prefeitura de Niterói deu início à segunda fase das obras de macrodrenagem em Charitas, com o objetivo de combater os frequentes alagamentos entre o restaurante Chalé e o Cemitério de São Francisco — um dos pontos mais críticos durante os temporais na orla da cidade.
Para viabilizar essa nova etapa, a pista no sentido Região Oceânica/Jurujuba da Avenida Silvio Picanço foi interditada na manhã desta quarta-feira (16). A previsão é que a intervenção dure cerca de três semanas.

Faixa reversível e rotas alternativas
Para minimizar os transtornos no trânsito, principalmente no período de férias escolares, foi implantada uma faixa reversível no sentido oposto da via.
Agentes da NitTrans estão atuando no local, garantindo a sinalização e a segurança viária. A orientação é que os motoristas que seguem para a Região Oceânica optem por rotas alternativas, como:
- Estrada da Cachoeira, em São Francisco;
- Alameda São Boaventura, no Fonseca.

Nova drenagem contra alagamentos
As obras estão sendo executadas pela Empresa Municipal de Infraestrutura e Obras (ION) e incluem escavações para instalação de travessias ao longo da Avenida Silvio Picanço, próximas ao Charitas Aeroclube e à Rua Juiz Alberto Nader.
O novo sistema de galerias pluviais, que substituirá o atual (já defasado), contará com tubos retangulares e circulares de grande porte, com capacidade adequada para a vazão das águas da chuva. A maior galeria terá:
- 2,75 metros de base por 1,20 metro de altura
- Deságue direto na Baía de Guanabara

Primeira etapa já mostrou bons resultados
Durante a gestão anterior, a etapa B da obra foi realizada entre a saída do Túnel Charitas-Cafubá e o restaurante Verdana, apresentando bons resultados em dias de chuva intensa.
A nova fase é considerada essencial para ampliar a eficiência do sistema e reduzir os transtornos causados pelas inundações, beneficiando tanto motoristas quanto moradores da região.