A Prefeitura de Niterói foi destaque no 7º Encontro Nacional de Limpeza Urbana (ENLU), realizado de 7 a 9 de julho, na cidade do Porto, em Portugal. A participação da cidade no evento internacional reforça o reconhecimento das ações de excelência da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin), convidada a apresentar suas iniciativas de inovação e sustentabilidade.
Niterói como referência nacional
Durante o evento, a Clin compartilhou experiências de sucesso em gestão de resíduos sólidos, educação ambiental, tecnologia aplicada à limpeza urbana e modernização dos serviços. O ENLU reuniu representantes de empresas públicas e privadas, instituições acadêmicas e especialistas de vários países.
“Esse convite é o reconhecimento do impacto positivo dos projetos que a Clin vem desenvolvendo, o que nos levou à liderança em limpeza urbana no estado do Rio de Janeiro e ao posto de uma das três melhores do país. A Prefeitura de Niterói tem investido fortemente na qualificação dos serviços, e participar de eventos como esse fortalece nosso trabalho, nos conecta a novas tecnologias e boas práticas. É gratificante constatar que estamos no caminho certo, com foco na modernização dos equipamentos e na capacitação da nossa equipe” destacou Acílio Borges, presidente da Clin.
Melhor nota histórica no ISLU
Em 2025, Niterói alcançou sua melhor nota histórica no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU), com 0,751 pontos, superando inclusive a capital, que obteve 0,743. Esse é o quinto ano consecutivo que o município lidera o ranking no estado do Rio de Janeiro.
O índice avalia cidades com mais de 250 mil habitantes e considera critérios como:
- Gestão de resíduos sólidos
- Sustentabilidade financeira
- Recuperação de recicláveis
- Engajamento da população
ENLU reúne cidades e especialistas de vários países
O ENLU, promovido pela Associação de Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes (ALU), é um dos principais fóruns sobre soluções urbanas sustentáveis e eficientes na área de limpeza pública. Desde 2017, o evento reúne prefeituras, empresas do setor, universidades e profissionais especializados em inovação para cidades limpas e resilientes.
Durante os três dias, foram promovidas conferências, exposições e debates técnicos voltados a temas como sustentabilidade, economia circular, tecnologias limpas e educação ambiental.