Em mais uma ação contra o crime, o Cercamento Eletrônico do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da Prefeitura de Niterói possibilitou a recuperação de dois veículos usados em assaltos, um deles clonado, em menos de 20 minutos. A ação ocorreu nesta quarta-feira (9) e contou com a rápida atuação da Polícia Militar, que interceptou os carros no Morro do Castro, no bairro do Barreto.
Um dos carros havia sido clonado e usado em novos crimes
Um dos veículos, um Toyota Corolla prata, já era conhecido das autoridades por ter sido flagrado anteriormente em outras ações criminosas. O carro foi roubado há três dias na RJ-100, clonado e desde então vinha sendo utilizado em uma sequência de roubos na cidade. Inclusive, na mesma quarta-feira, ele foi usado no roubo de um segundo veículo, um BYD, em Maria Paula.
Monitoramento em tempo real foi decisivo
Com auxílio de 120 câmeras inteligentes espalhadas pela cidade, o sistema de reconhecimento de placas do Cisp detectou a movimentação suspeita dos veículos em tempo real, acionando imediatamente as forças de segurança.
“A integração entre o Cisp e a Polícia Militar foi fundamental. A resposta rápida possibilitou a recuperação dos veículos antes mesmo de a vítima sair da delegacia”, destacou o secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas.
Troca de tiros e fuga dos suspeitos
Durante a operação, os suspeitos reagiram à abordagem e houve troca de tiros com os policiais militares. Os criminosos conseguiram fugir, mas os dois veículos — o Corolla clonado e o BYD recém-roubado — foram recuperados no Morro do Castro.
O prefeito Rodrigo Neves comentou a ação e ressaltou a importância da tecnologia:
“Desde a implantação do cercamento eletrônico em 2019, quase 650 veículos já foram identificados ou recuperados. É uma prova clara da eficiência do sistema de monitoramento 24 horas e da integração das nossas equipes de segurança.”
Niterói é referência em tecnologia de segurança pública
Atualmente, o Cisp monitora mais de 35 milhões de passagens de veículos por mês, cruzando dados em tempo real com bases de furto, roubo, clonagem e envolvimento em crimes. O sistema também realiza exportações de imagens para apoiar investigações da Polícia Civil e processos no Tribunal de Justiça.
Além das câmeras de cercamento, a cidade conta com 522 dispositivos de segurança ativos e uma equipe de inteligência em tempo integral, o que torna o modelo de segurança pública de Niterói referência nacional. Diversos municípios e estados já visitaram o centro para conhecer a estrutura e replicar o sistema.