
Na manhã desta sexta-feira (4), o Aterro do Flamengo, um dos principais pontos da Zona Sul do Rio de Janeiro, foi totalmente interditado ao tráfego de veículos entre 6h e 8h. O bloqueio temporário fez parte de um treinamento operacional das forças de segurança que atuarão durante a Cúpula do BRICS, marcada para os dias 5 a 7 de julho, na capital fluminense.
Simulação de resgate no mar chama atenção de quem passava pela orla
Mesmo sob chuva, a ação atraiu olhares: militares da Marinha simularam um resgate marítimo com o uso de carros anfíbios, que chegaram pela Prainha da Glória. Na operação, voluntários fizeram o papel de “reféns” e foram colocados nos veículos, que retornaram ao mar formando um comboio impressionante. A cena chamou atenção de pedestres e motoristas que circulavam nas redondezas. (Vídeo abaixo)
Novas interdições vão ocorrer durante o fim de semana prolongado
A partir das 8h desta sexta, o trânsito no Aterro do Flamengo foi liberado, mas a Prefeitura do Rio alerta que novas interdições estão programadas para os próximos dias.
Entre sábado (5), a partir de 12h, e segunda-feira (7), às 23h59, o Aterro será novamente fechado ao público, com acesso exclusivo para autoridades, comitivas diplomáticas e veículos credenciados.
Durante esse período, haverá bloqueio com grades do Monumento a Estácio de Sá até o Trevo dos Estudantes, restringindo inclusive a circulação de pedestres.
Passagens subterrâneas continuam acessíveis ao público
Para os que desejam transitar entre a cidade e o Parque do Flamengo, a travessia só será permitida pelas passagens subterrâneas, já que as passarelas de pedestres estarão fechadas durante os dias da Cúpula.