Praia do Sossego | Foto: Leonardo Simplicio
Praia do Sossego | Foto: Leonardo Simplicio

A Praia do Sossego, localizada na Região Oceânica de Niterói, foi indicada pela quinta vez para o Prêmio Bandeira Azul, o mais importante reconhecimento global em gestão ambiental para praias, marinas e embarcações de turismo sustentável.

O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) que reconhece destinos que atendem aos mais altos padrões de qualidade ambiental, segurança, infraestrutura e educação ambiental. No Brasil, o programa é coordenado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).

A Praia do Sossego já recebeu o selo em quatro edições consecutivas e volta agora a concorrer em 2025.

Foto: Luciana Carneiro

Júri internacional definirá resultado final em outubro

Neste ano, 60 candidaturas foram recomendadas — sendo 50 praias e 10 marinas. A etapa final de avaliação será conduzida pelo júri internacional da FEE, sediado em Copenhague, Dinamarca, e o resultado oficial será anunciado em outubro.

Foto: Luciana Carneiro

Prefeito destaca compromisso com o meio ambiente

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, celebrou a indicação e reforçou a importância da gestão ambiental:

“É com grande satisfação que celebramos a quinta indicação de Niterói ao prêmio Bandeira Azul. A Praia do Sossego, um verdadeiro refúgio natural dentro do Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT), representa não apenas a beleza da nossa cidade, mas também o compromisso firme com a preservação ambiental. Essa nova indicação reforça que estamos no caminho certo, desenvolvendo políticas públicas e ações concretas para proteger nosso patrimônio natural. Seguiremos avançando, com responsabilidade e cuidado, garantindo qualidade de vida para a população e respeito ao meio ambiente”.

Praia do Sossego é exemplo de turismo sustentável

A Praia do Sossego conquistou seu primeiro selo Bandeira Azul em 2021 e, desde então, tornou-se referência nacional em turismo sustentável.

“É muito gratificante sabermos que Niterói foi mais uma vez indicada ao prêmio Bandeira Azul. A Praia do Sossego é um recanto único e um dos principais paraísos ecológicos da cidade. Além de um paraíso ecológico e local propício para o ecoturismo e é importante que o visitante tenha essa consciência de usufruir da área com todo o cuidado que a natureza merece”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Recursos Hídricos, Gabriel Velasco.

Praia do Sossego | Divulgação

Quem compõe o júri nacional

O júri nacional do Programa Bandeira Azul reúne representantes de órgãos como o Ministério do Turismo (MTur), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Embratur, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), IAR, ACATMAR, Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, SOBRASA, ABEMA e, este ano, passou a contar também com a Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (ABITUR).

As entidades avaliam anualmente o cumprimento de 34 critérios rigorosos, que incluem qualidade da água, educação ambiental, gestão sustentável e infraestrutura para os usuários.

Foto: Berg Silva – Acesso à Praia do Sossego.

Infraestrutura da Praia do Sossego foi ampliada

Nos últimos anos, a Praia do Sossego passou por significativas melhorias de infraestrutura. Entre as novidades, estão:

  • Ducha, banheiro e lava-pés
  • Escada de pedra com guarda-corpo e áreas de descanso
  • Mirantes acessíveis para cadeirantes
  • Sistemas de drenagem sustentável, como jardins de chuva
  • Melhorias na acessibilidade turística
Praia do Sossego | Foto: Luciana Carneiro
Praia do Sossego | Foto: Bruno Eduardo Alves

Além disso, a presença de salva-vidas, a oferta de informações ambientais aos visitantes e a manutenção da qualidade da água são fundamentais para manter o selo de excelência ambiental.