Cidades

Prefeitura Móvel chega ao Horto do Fonseca com serviços gratuitos

Prefeitura Móvel chega ao Horto do Fonseca com serviços gratuitos como vacinação e emissão de documentos, atendendo a população.

Divulgação/Prefeitura de Niterói
Divulgação/Prefeitura de Niterói

O prefeito Rodrigo Neves deu início, nesta segunda-feira (26), às atividades do Programa Prefeitura Móvel no Horto do Fonseca, na Alameda São Boaventura, em Niterói. A ação segue até sexta-feira (30), oferecendo uma série de serviços gratuitos para a população, como vacinação contra gripe e sarampo, emissão de segunda via de RG, cadastro na Moeda Social Arariboia, registro de denúncias de violência contra a mulher, entre outros.

Já no primeiro dia, mais de 250 pessoas foram atendidas, demonstrando a grande procura e a importância da iniciativa para os moradores da região.

“Prefeito tem que estar na rua”, diz Rodrigo Neves

Durante a abertura, o prefeito destacou que o Prefeitura Móvel é um instrumento de escuta ativa e aproximação com a população.

“Não há ninguém melhor do que os próprios moradores para apontar os problemas e sugerir soluções. O Prefeitura Móvel é uma ferramenta de escuta ativa e ação direta. Comigo, não tem essa de ficar trancado em gabinete. Prefeito tem que estar nas ruas, junto com a população, construindo soluções reais para os desafios da cidade”, afirmou Rodrigo Neves.

Divulgação/Prefeitura de Niterói

Zona Norte recebe atenção especial da gestão

Rodrigo também reforçou que a Zona Norte de Niterói, especialmente bairros como o Fonseca, tem sido prioridade nos investimentos da gestão municipal.

“O Fonseca é um dos bairros mais populosos de Niterói e tem um papel estratégico para a cidade. Nosso governo tem o compromisso de levar investimentos para todas as regiões, mas com atenção especial às áreas que historicamente mais precisam. Estamos trabalhando para garantir mais qualidade de vida para quem vive aqui e em toda a Zona Norte”, destacou.

Demandas atendidas de forma rápida

A dona de casa Rita de Fátima Silva de Souza, moradora da Travessa do Buraco do Boi, foi uma das primeiras a ser atendida e pediu a reforma de uma escada e a construção de uma rampa de acessibilidade.

“Gostei muito, porque demonstra compromisso com o povo. Pedimos a reforma e uma rampa para idosos e cadeirantes”, elogiou.

O pedido foi imediatamente direcionado para a Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION), que já enviou equipes técnicas para avaliar o local.

Moeda Arariboia muda vidas

A artesã Giovana Aprígio, de 57 anos, também saiu satisfeita do evento. Ao procurar auxílio sobre um problema no IPTU, descobriu que tinha direito ao benefício da Moeda Social Arariboia, o maior programa municipal de transferência de renda do país, que atende cerca de 50 mil famílias em Niterói.

“Assim que cheguei, me encaminharam para a Assistência Social, e o rapaz que me atendeu viu no computador que eu tinha direito ao benefício. Nossa, é até difícil segurar a emoção. Estou desempregada, e esse dinheiro veio na hora certa. Vai me ajudar muito. Vou comprar material e retomar meus trabalhos”, contou emocionada.

Confira os serviços disponíveis no Prefeitura Móvel

  • Habitação: Cadastro no Minha Casa Minha Vida, atualizações e orientações
  • Assistência Social: Orientações, cadastro na Moeda Arariboia, benefícios e Cadastro Único
  • Procuradoria: Atendimento sobre IPTU e ISS (até 2024)
  • Fazenda: Cancelamento, consulta de débitos, alvarás, revisão de IPTU, isenção, mudança de endereço e nota fiscal
  • Urbanismo (SMU): Consultas de processos, certidões e orientações
  • Direitos Humanos e Detran: Agendamento de 2ª via de identidade e denúncia de racismo
  • Educação: Pré-matrícula, encaminhamentos e orientações sobre projetos educacionais
  • Idoso: Orientações específicas
  • Saúde: Vacinação, testes de ISTs, aferição de pressão e glicose
  • Nittrans: Emissão de cartão do idoso
  • Semug: Orientações sobre o programa Poupança Escola
  • Neltur: Informações turísticas
  • Participação Social: Distribuição de mudas e orientações gerais

Quando e onde?

  • Período: Até sexta-feira, 30 de maio
  • Horário: Das 9h às 17h
  • Local: Alameda São Boaventura, 770 – Entrada do Horto do Fonseca