Polícia

Prefeitura de Niterói apreende balança usada na compra de materiais suspeitos

Ação faz parte da Operação Asfixia, que já fiscalizou mais de 20 ferros-velhos na cidade

Divulgação/Prefeitura de Niterói
Divulgação/Prefeitura de Niterói

Em mais uma ação da Operação Asfixia, a Prefeitura de Niterói, por meio do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), flagrou um caminhão de ferro-velho atuando de forma irregular na Rua Dr. Paulo Araújo, esquina com a Rua São Lourenço, no bairro São Lourenço, na noite desta quinta-feira (22). Durante a fiscalização, foi apreendida uma balança instalada irregularmente na calçada, que pode ser usada na compra de materiais suspeitos de furto, como fios e hidrômetros. (Vídeos abaixo)

Coordenada pelo GGIM e pelo serviço reservado do 12º Batalhão da Polícia Militar, a operação contou com apoio da Coordenadoria de Ações Táticas da Guarda Civil Municipal (CAT/GCM), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), da 76ª DP e do setor de inteligência da Prefeitura. O caminhão não possuía autorização para comercialização de materiais nem para utilização do espaço público.

Divulgação/Prefeitura de Niterói

A ação foi deflagrada a partir de uma denúncia da população. O objetivo da ação é coibir práticas ilegais que estimulam o furto de equipamentos públicos e privados, além de preservar o ordenamento urbano.

A Operação Asfixia é uma força-tarefa iniciada há cerca de dois meses para combater ferros-velhos clandestinos e a receptação de materiais provenientes de crimes. Mais de 20 estabelecimentos já foram fiscalizados, com registros de apreensões, prisões e interdições em diferentes regiões da cidade. As blitzes seguem acontecendo regularmente.

A Prefeitura reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 153, que funciona 24 horas no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).