
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, recebeu nesta sexta-feira (23), no Museu de Arte Contemporânea (MAC), o ex-senador e deputado estadual por São Paulo, Eduardo Suplicy, autor da Lei da Renda Básica da Cidadania (2004), que se tornou referência nacional e internacional em políticas de transferência de renda, inspirando programas como o Bolsa Família e a própria Moeda Social Arariboia, que atualmente beneficia mais de 115 mil moradores de Niterói.
Encontro no MAC com alunos e foco na redução das desigualdades
Na entrada do MAC, os dois líderes conversaram com alunos da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Paulo Freire, em um diálogo sobre cidadania, combate à fome e redução das desigualdades. O prefeito apresentou o funcionamento da Moeda Arariboia, ressaltando como o programa se tornou uma referência nacional no combate à pobreza e na segurança alimentar.
“Eduardo Suplicy é uma referência, uma inspiração para todos nós, de integridade na vida pública, de compromisso com a redução das desigualdades e com a causa da sua vida, que é a Renda Básica da Cidadania. Ele veio conhecer a Moeda Arariboia, maior programa do país de transferência de renda municipal, que garante a segurança alimentar e a redução da pobreza em Niterói. A nossa Moeda será apresentada ao mundo, em agosto, no congresso internacional que a cidade vai sediar e que tem o ex-senador como um dos principais convidados”, afirmou Rodrigo Neves.

Congresso internacional em agosto
O encontro também antecipou os preparativos para o Congresso Internacional sobre Renda Básica e Economia Solidária, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de agosto, com atividades em Niterói e Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. As principais discussões estão programadas para os dias 27, 28 e 29 de agosto, na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural, em São Domingos – Niterói.
O tema do congresso será “Renda Básica e Economia Solidária: Novos Horizontes para a Proteção Social”, reunindo especialistas, gestores públicos e organizações de diversos países.
Suplicy elogia Niterói como modelo de política social
Durante a visita, Eduardo Suplicy elogiou a ampliação da Moeda Arariboia, que agora inclui mães atípicas, idosos e pessoas com deficiência, e destacou que a escolha de Niterói como sede do congresso foi feita por aclamação.
“Eu estou muito entusiasmado de conhecer mais de perto essa experiência de vocês, que é um modelo para outras cidades do país e do mundo”, declarou Suplicy.
Presenças no encontro
Também participaram do encontro:
- O secretário municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira;
- E a primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados da Prefeitura de Niterói, Fernanda Sixel Neves.