Política

Rodrigo Neves defende em Brasília governança metropolitana para redução das desigualdades entre cidades

Rodrigo Neves, que é vice presidente da FNP, destacou a necessidade de mais recursos e programas para municípios com os menores IDHs

Rodrigo Neves, que é vice presidente da FNP, destacou a necessidade de mais recursos e programas para municípios com os menores IDHs | Foto: Luciana Carneiro
Rodrigo Neves, que é vice presidente da FNP, destacou a necessidade de mais recursos e programas para municípios com os menores IDHs | Foto: Luciana Carneiro

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou nesta quinta-feira (22), em Brasília, do Encontro Latino-Americano sobre Governança Metropolitana, que reúne gestores públicos de dez países. O evento é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com a Área Metropolitana de Barcelona (AMB) e apoio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades.

O objetivo principal é fortalecer modelos de gestão compartilhada de serviços públicos, como mobilidade urbana, coleta de lixo e tratamento de esgoto, desafios comuns às grandes cidades.


Desafios metropolitanos e propostas de integração

Durante sua participação, Rodrigo Neves, que também ocupa o cargo de vice-presidente da FNP, destacou que metade das cidades brasileiras ainda enfrenta sérios problemas de acesso à água potável e saneamento básico. Ele defendeu uma revisão urgente no Estatuto da Metrópole e a criação de uma estratégia nacional de governança metropolitana.

“Nenhuma cidade é uma ilha. Niterói tem o melhor índice de Desenvolvimento Humano do Estado (IDH) e praticamente 100% da água e esgoto tratados, mas, evidentemente, parte dos problemas das cidades vizinhas acabam impactando Niterói.  Pensar a região metropolitana e uma estratégia de governança metropolitana tem que levar em conta a redução das assimetrias e desigualdade das cidades que compõem as nossas regiões, com recursos e programas que compensem as cidades com menor índice de desenvolvimento”, reforçou o prefeito.

Foto: Luciana Carneiro

Representação internacional e próximos passos

O prefeito de Niterói foi responsável por abrir o encontro ao lado de Oriol Illa Garcia, diretor de Relações Internacionais da Área Metropolitana de Barcelona, e de Marcel Sant’Ana, coordenador-geral do Ministério das Cidades.

O secretário executivo da Prefeitura de Niterói, Felipe Peixoto, também participou do evento, que segue até esta sexta-feira (23). Como resultado, será produzido um documento com propostas e diretrizes que será apresentado em outubro, durante um grande fórum internacional sobre regiões metropolitanas em Barcelona.

Foto: Luciana Carneiro