Trânsito

Cadeirante circula entre carros e gera alerta no trânsito de Niterói

Vídeo nas redes sociais mostra um cadeirante em uma situação arriscada no trânsito de Niterói. Entenda os riscos envolvidos. Assista abaixo.

Leitura: 2 Minutos
Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

Um cadeirante foi flagrado se deslocando no meio do trânsito de Niterói, no final da Alameda São Boaventura, no Fonseca, gerando preocupação entre motoristas e pedestres. O vídeo, que viralizou nas redes sociais nesta terça-feira (20), mostra o homem passando entre os veículos durante um engarrafamento em uma via de tráfego intenso. (Vídeo abaixo)

Situação tem se repetido, dizem testemunhas

De acordo com relatos de moradores, essa não foi a primeira vez que o cadeirante foi visto transitando entre os carros. A manobra, além de perigosa para o próprio cadeirante, representa risco para condutores, que podem ser pegos de surpresa pela presença inesperada entre os veículos. “Esse cara já quase morreu na minha frente”, diz uma testemunha nas redes sociais.

Viatura da NitTrans aparece no vídeo

No registro, é possível observar uma viatura da NitTrans – empresa municipal responsável pela gestão do trânsito em Niterói – próxima ao cadeirante. No entanto, não é possível identificar se houve abordagem ou qualquer tipo de orientação por parte dos agentes. A equipe de reportagem questionou a autarquia que respondeu informando que “está apurando o caso e tomará as medidas cabíveis, em parceria com os órgãos competentes.”

“A Prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Trânsito S.A. – NitTrans, esclarece que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), somente veículos devidamente registrados, licenciados e conduzidos por pessoas habilitadas podem circular nas vias públicas. O uso da cadeira de rodas motorizada de forma a simular um automóvel – com adaptações que a descaracterizam como equipamento de mobilidade pessoal – representa grave risco à segurança do próprio usuário e dos demais que compartilham a via, além de ser incompatível com as normas de circulação e segurança previstas na legislação de trânsito.” diz a nota da Prefeitura de Niterói.

Código de Trânsito proíbe o uso de cadeiras de rodas em vias para veículos

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 96, cadeiras de rodas não são classificadas como veículos automotores e, por isso, não podem circular nas faixas destinadas a carros, ônibus ou motos. A legislação determina que pessoas com mobilidade reduzida utilizem calçadas ou ciclovias compartilhadas, quando devidamente sinalizadas para esse uso.