Polícia

Três acusados de praticar assaltos em Icaraí são presos em Niterói

Três acusados de praticar assaltos em Icaraí foram presos em Niterói. Sistema de segurança foi fundamental na operação.

Cisp | Foto: Luciana Carneiro
Cisp | Foto: Luciana Carneiro

O sistema de Cercamento Eletrônico de Niterói, operado pelo Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), foi decisivo para a prisão de três suspeitos de roubos em Icaraí, nesta segunda-feira (19). (Vídeo abaixo)

Dois homens e uma mulher foram interceptados por policiais militares do 12º BPM, com apoio do programa Segurança Presente, na Alameda São Boaventura, no bairro Fonseca.

A ação teve início após um alerta gerado pela leitura da placa de um Corsa, identificada pelas câmeras inteligentes do sistema. O veículo estava sendo monitorado após suspeitas de envolvimento em assaltos na região, incluindo o roubo a uma banca de jornal. Os suspeitos foram levados para a 77ª DP (Icaraí).


Câmeras com inteligência artificial garantem agilidade nas prisões

O Cercamento Eletrônico da cidade é composto por 120 câmeras com inteligência artificial, capazes de identificar letras, números, cores e fragmentos de placas, funcionando em tempo real. Desde 2019, mais de 630 veículos roubados ou clonados foram localizados com auxílio do sistema. Só neste ano, o CISP já gerou 2.177 alertas, reforçando o trabalho integrado com as forças de segurança.

Durante a abordagem no Fonseca, um dos suspeitos chegou a tentar fugir no momento em que era colocado na viatura, mas foi contido com o apoio da equipe do Segurança Presente. Dentro do carro, foram encontrados três celulares, uma faca, um alicate e um boné que podem ter sido usados nos crimes. Os suspeitos foram conduzidos à 77ª DP (Icaraí), onde o caso foi registrado.


CISP já monitora mais de 30 milhões de passagens de veículos por mês

O CISP de Niterói também conta com 522 equipamentos de segurança espalhados pela cidade, que funcionam 24 horas por dia. Além do monitoramento, o centro já realizou mais de 4 mil exportações de imagens para delegacias e tribunais de Justiça, consolidando-se como referência nacional em segurança inteligente.

Entre janeiro e abril de 2025, foram 55 veículos identificados ou recuperados graças ao cercamento eletrônico, relacionados a crimes como roubo, furto, homicídios, estelionato e tráfico de drogas.


Tecnologia como aliada da segurança pública

O sistema é considerado modelo em todo o Brasil, e já atraiu representantes de outros estados e municípios interessados em replicar a tecnologia e a metodologia de operação utilizadas em Niterói.

Com o auxílio de tecnologia de ponta e integração entre os órgãos de segurança, a cidade se destaca como exemplo de gestão eficiente no combate à criminalidade e à proteção do patrimônio da população.