O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro segue atuando, desde o último sábado (17), no combate a um incêndio em um estaleiro na Rua Mário Trilha, localizado na Ilha da Conceição, em Niterói. A operação, que não deixou feridos, envolve um trabalho técnico e contínuo para contenção e resfriamento dos focos remanescentes. (Vídeo abaixo)
Mais de 90 bombeiros foram mobilizados, oriundos dos quartéis de Niterói, Charitas, São Gonçalo, Guadalupe, Teresópolis, São Cristóvão, além do 1° Grupamento Marítimo e da Diretoria Geral de Socorro Emergencial. O uso de tecnologias como drones com câmeras térmicas, que ajudam a mapear os pontos de calor, foi essencial na estratégia de combate.
— A rapidez da atuação dos nossos bombeiros é decisiva em casos como este. Investimos fortemente no reforço de efetivo e em novos equipamentos, garantindo respostas ainda mais eficazes — destacou o governador Cláudio Castro.
Entre os recursos usados, está o Reboque de Ar Comprimido (RAC), responsável por abastecer os cilindros de respiração dos bombeiros em ação. Também houve apoio do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP), com foco em eliminar riscos à saúde da população e aos próprios militares.
Nesta segunda-feira (19), 15 bombeiros do quartel de Niterói continuam com o trabalho de resfriamento da estrutura, etapa essencial para evitar reignições.
— Desde o início, nossas equipes atuaram com precisão, cautela e conhecimento técnico. Utilizamos estratégias especializadas e tecnologias de ponta para lidar com essa ocorrência complexa. Nosso foco é sempre a proteção de vidas e do patrimônio — afirmou o coronel Tarciso Salles, secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ.
A situação está sob controle, e as autoridades seguem monitorando a área. A causa do incêndio ainda será investigada.
Nota oficial do Estaleiro Camorim na íntegra
“Niterói, 19 de maio de 2025
A Camorim informa que, na tarde do dia 17 de maio, por volta das 16h, foi registrado um
princípio de incêndio em uma embarcação que se encontrava atracada no estaleiro da
empresa. A situação foi 100% controlada e não houve feridos ou impactos
ambientais.
O Corpo de Bombeiros e a Marinha do Brasil foram imediatamente acionados e atuaram
conjuntamente com a equipe da Camorim. O combate inicial ao foco de incêndio foi
conduzido pela própria tripulação, com o apoio das embarcações da empresa,
devidamente treinadas e equipadas para operações emergenciais, até a chegada das
autoridades.
Apenas a embarcação em questão foi afetada. As demais operações da empresa
seguem normalmente.
As investigações das causas do episódio bem como a avaliação dos danos resultantes já foram iniciadas, em colaboração com órgãos responsáveis.
Reafirmamos nosso compromisso com a segurança, a proteção da vida e do meio
ambiente e agradecemos a todas as equipes envolvidas pela resposta ágil e eficaz,
especialmente à Marinha do Brasil e ao Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.”