Niterói - A Prefeitura de Niterói anunciou a entrega da nova Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione, que entrará em funcionamento na segunda quinzena de maio, agora em novo endereço: Rua Professor Ernani Faria Alves, em frente à Caixa Econômica Federal, em Piratininga. A unidade, totalmente reformada e modernizada, tem capacidade para realizar aproximadamente 3.500 atendimentos mensais na área da Atenção Especializada em Saúde.
Entre as especialidades médicas disponíveis, os moradores da Região Oceânica de Niterói terão acesso a clínica médica, pediatria, ginecologia, cardiologia, dermatologia, nutrição, odontologia e endocrinologia.
O prefeito Rodrigo Neves destacou o avanço para a saúde da cidade.
“Essa é mais uma entrega importante da nossa gestão e que beneficia diretamente a saúde da nossa população da Região Oceânica, que agora terá um espaço completamente reformado, com mais conforto e qualidade de atendimento nas consultas com especialistas. Ainda assinei a desapropriação do antigo prédio da Amil que dará lugar ao Super Centro de Exames, Imagem e Especialidades da Região Oceânica, que vamos implantar para ofertar mais serviços”, afirmou o prefeito.

O prédio passou por uma revitalização completa, com climatização dos ambientes, informatização da unidade e adaptação às normas de acessibilidade, garantindo melhor atendimento para pacientes e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, a iniciativa representa um passo importante na consolidação de uma rede mais eficiente:
“Com a nova Policlínica de Piratininga, teremos um espaço mais acolhedor e com uma melhor estrutura para os pacientes. Isso representa um importante avanço na ampliação do acesso à saúde em Niterói, reforçando o compromisso com um atendimento público mais eficiente, digno e humano”

A nova estrutura física inclui oito consultórios, duas salas de pré-consulta, sala coletiva, sala de fisioterapia, farmácia com medicamentos, sala de curativos, além de espaço adaptado para embarque e desembarque de pacientes, com base nas demandas identificadas pelos próprios usuários.
Além disso, a unidade conta com cinco banheiros (um adaptado para PCD), recepção ampla, expurgo, abrigo de resíduos, DML, almoxarifado, copa e salas administrativas e técnicas.