O italiano Carlo Ancelotti, de 65 anos, foi oficialmente anunciado como o novo treinador da Seleção Brasileira. Ele assumirá o cargo no dia 26 de maio, tornando-se o primeiro estrangeiro a comandar a equipe principal masculina do Brasil.
O técnico encerrará sua passagem pelo Real Madrid após o último compromisso da equipe na La Liga, contra a Real Sociedad. O acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi firmado após negociações lideradas por Diego Fernandes. Embora ainda tivesse contrato com o clube espanhol por mais uma temporada, a rescisão foi feita em comum acordo.
Reconhecido como um dos técnicos mais vitoriosos do futebol mundial, Ancelotti chega com a missão de liderar o Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 e buscar o tão sonhado hexacampeonato, que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México.
Ancelotti substituirá Dorival Júnior, que deixou o comando em março após 14 meses no cargo. Sua estreia oficial será no dia 6 de junho, contra o Equador, em jogo válido pelas Eliminatórias Sul-Americanas.
A trajetória de Carlo Ancelotti
Ancelotti está em sua segunda passagem pelo Real Madrid, clube ao qual retornou em 2021. Entre seus feitos pelo time merengue, conquistou duas La Ligas e três títulos da Liga dos Campeões da UEFA como treinador.
Na temporada atual, o Real foi eliminado nas quartas de final da Champions League pelo Arsenal, perdeu a final da Copa do Rei para o Barcelona na prorrogação e ocupa a segunda colocação na La Liga, atrás da equipe comandada por Hansi Flick.
Com ampla experiência no futebol europeu e títulos por clubes como Milan, Chelsea, PSG e Bayern de Munique, Ancelotti traz ao Brasil uma bagagem de peso e a expectativa de recolocar a Seleção no topo do futebol mundial.