A Prefeitura de Niterói inaugura na próxima terça-feira (13) o novo Laboratório Municipal Miguelote Viana (LMV), que funcionará na Policlínica Sérgio Arouca, no Vital Brazil. A nova estrutura amplia a capacidade de exames da rede municipal de saúde, com previsão de até 200 mil diagnósticos por mês, centralizando os serviços laboratoriais do município.
Segundo o prefeito Rodrigo Neves, o investimento vai proporcionar mais agilidade, qualidade e integração na realização dos exames. “Estamos dando um salto na qualidade do atendimento. O novo LMV vai concentrar os exames da rede e trazer mais eficiência à Saúde de Niterói”, afirmou.
Com a ampliação da capacidade do Laboratório Miguelote Viana, a meta é unificar gradualmente os exames laboratoriais realizados hoje nas três unidades da cidade: o laboratório da Policlínica Dr. João Vizella, no Barreto (regional Norte); o Central de Saúde Pública, no Largo da Batalha (região Leste/Oceânica); e o próprio LMV, que já atende as zonas Centro e Sul.
A nova estrutura dará suporte a exames de média e alta complexidade, como testes hormonais, marcadores tumorais, carga viral de hepatite e HIV, imunologia e outros. Também estão previstas análises para doenças de notificação obrigatória como Zika, Chikungunya, Influenza e Covid-19, alinhadas com a Secretaria Estadual de Saúde.

Mais eficiência e economia para o município
A centralização dos serviços laboratoriais busca reduzir custos com insumos, melhorar a logística de transporte de amostras, acelerar os prazos de entrega dos resultados, diminuir exames repetidos e racionalizar o uso de laboratórios terceirizados.
Para a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, a nova fase representa um avanço. “Essa ampliação vai reduzir o tempo de espera, melhorar a oferta de exames e tornar o atendimento mais resolutivo”, disse.
A chefe do laboratório, Maria Claudia Uzeda, detalha que a equipe estará preparada para atender à crescente demanda com o uso de tecnologias modernas e processos otimizados. “Vamos operar com uma estrutura mais robusta, capaz de oferecer um serviço de saúde pública mais completo para Niterói e também para os 16 municípios da Região Metropolitana II e Baixada Litorânea.”

Um laboratório com história e legado
Fundado em 1938, o laboratório homenageia o médico sanitarista Dr. Manoel Miguelote Viana, que foi referência no combate a doenças tropicais e um dos responsáveis pela implantação do primeiro laboratório de produtos biológicos do Estado. Com mais de 80 anos de história, o LMV é referência na região desde a criação da rede SILSLAB em 2004, funcionando como laboratório central para diversos municípios fluminenses.
Hoje, com a nova estrutura, o laboratório reforça seu papel essencial no fortalecimento da saúde pública em Niterói, aliando tradição, inovação e compromisso com a população.