
Niterói - O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, inaugurou nesta quinta-feira (08/05) a nova Maternidade Municipal Alzira Reis, em Charitas, após uma ampla obra de reforma e modernização. Com um investimento de R$ 27 milhões, a unidade teve sua capacidade ampliada em 50% e agora está preparada para realizar até 300 partos por mês. A solenidade contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Também estiveram presentes na inauguração da maternidade a vice-prefeita, Isabel Swan, além dos ex-prefeitos Axel Grael e Godofredo Pinto, o vereador Binho Guimarães, líder do governo na Câmara, o vereador Mauricio Gomes, presidente da comissão de saúde e bem estar da Câmara, além de gestores municipais e de parlamentares como a deputada federal, Talíria Petrone.

Maternidade moderna e de frente para o mar
A nova estrutura disponibiliza 28 leitos de internação, sendo 10 novos voltados para gestantes em trabalho de parto, além de ambientes preparados para partos humanizados, com espaços integrados para pré-parto, parto e pós-parto. A maternidade também contará com leitos de recuperação pós-anestésica e uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais.
“Essa maternidade fez mais de 25 mil partos antes desse programa de revitalização e dessas obras. Estamos dobrando a capacidade de atendimento. Tínhamos aqui 150 partos por mês. Agora vamos ter 300 partos por mês. Quem é de Niterói vai nascer, a partir de agora, de frente para a praia de uma das enseadas mais bonitas do Brasil em Charitas. Estamos felizes de estar aqui com o ministro Alexandre Padilha. Niterói tem forte trajetória desde a década de 80, no movimento da reforma sanitária, no movimento do SUS, no Médico de Família. A cidade foi uma referência na pandemia da Covid-19. A partir desta visita do ministro Padilha, vamos integrar ainda mais as ações com o Ministério da Saúde. Ontem desapropriamos um prédio da Amil na Região Oceânica, onde vai ser o primeiro Super Centro de Saúde de exames e especialidades em Niterói em parceria com o Ministério da Saúde”, afirmou Rodrigo Neves.
Etapas da transição e operação plena em junho
Neste primeiro momento, a maternidade funcionará com equipes de plantão para acolhimento, exames e primeiros atendimentos. Em casos mais complexos, as gestantes continuarão sendo transferidas para o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), onde os partos vinham sendo realizados. A partir de 19 de maio, terá início a segunda fase da transição, com novos procedimentos sendo realizados, e, em 1º de junho, a unidade deve estar operando com capacidade total.
Super Centro de Saúde será referência em exames e especialidades
Durante o evento, o prefeito também anunciou a desapropriação de um prédio na Região Oceânica, que abrigará o primeiro Super Centro de Saúde de Niterói, com foco em exames e atendimento especializado. O projeto será realizado em parceria com o Ministério da Saúde.
“A Prefeitura desapropriou o prédio ontem. Será feito um cronograma. Posso dizer que Niterói terá todo o apoio do Ministério da Saúde neste esforço que estamos fazendo em função de um novo SUS que se reorganiza para garantir o atendimento adequado. Tenho certeza absoluta que o Super Centro vai ser uma grande referência com todo o apoio do Ministério da Saúde. Estou muito feliz de vir a Niterói inaugurar esta nova maternidade muito mais moderna”, pontuou Alexandre Padilha.
Sustentabilidade e tecnologia
A nova maternidade será modelo em sustentabilidade, com reaproveitamento da água da chuva, elevadores com eficiência energética, iluminação natural, sistemas de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e um moderno sistema de câmeras de segurança.
Policlínica de Piratininga será entregue em breve
Além da maternidade, o governo municipal anunciou a inauguração da nova Policlínica de Piratininga até o fim de maio, reforçando o compromisso com a expansão da rede de saúde.
“Hoje é um dia mais do que especial por vários motivos. Temos um governo, liderado pelo prefeito Rodrigo Neves, que vem apostando pesadamente na Saúde há muito tempo. Neste governo, já inauguramos uma unidade do Médico de Família no Morro do Céu e fechamos o compromisso para a contratação de mais médicos. Estamos inaugurando hoje esta maternidade. Até o fim de maio, vamos inaugurar a nova policlínica de Piratininga. Aqui na maternidade, vamos fazer 300 partos por mês. Agradeço a toda a equipe da Secretaria de Saúde”, disse a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows.