Rio de Janeiro - Nesta quarta-feira (7), a praça de pedágio da Ponte Rio-Niterói foi palco de uma ação integrada de conscientização no trânsito, reunindo diversos órgãos como NitTrans, Prefeitura de Niterói, Polícia Rodoviária Federal, Ecovias Ponte, Lei Seca, Detran-RJ, Sest-Senat, Prefeitura de São Gonçalo e Honda Motos. A iniciativa, parte das ações do Maio Amarelo, teve como foco o cuidado com a vida no trânsito.
Mais de 350 motoristas foram abordados de forma educativa, com orientações sobre segurança viária, uso correto do cinto de segurança, perigos do celular ao volante e riscos do consumo de álcool.
Ponte Rio-Niterói vira palco de campanha por um trânsito mais seguro
A programação contou com simulador de impacto, distribuição de brindes e interação direta com os condutores. Segundo o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, a cidade tem a segurança no trânsito como prioridade permanente.
“Campanhas como o Maio Amarelo ajudam a prevenir acidentes e trazem qualidade de vida para a população, tornando as ruas mais seguras para motoristas e pedestres. Fazemos um trabalho de conscientização e fiscalização que não se restringe ao mês da campanha e acontece o ano todo”, afirmou o prefeito.
Antenas corta-pipas e orientações para motociclistas
Essa foi a segunda ação do Maio Amarelo promovida pela NitTrans. A primeira, realizada na terça-feira (6), distribuiu gratuitamente 500 antenas corta-pipas, aplicou refletivos em capacetes e ofereceu orientações sobre segurança para motociclistas.
O presidente da NitTrans, Nelson Godá, destacou o papel das parcerias na promoção de um trânsito mais consciente:
“Ações de parceria são importantíssimas para estimular a conscientização dos motoristas e a responsabilidade no trânsito. Fizemos abordagens para verificar o estado dos veículos, orientar sobre o uso do cinto e alertar em relação à proibição do celular ao volante. Além disso, estava disponível um equipamento que simula a redução dos sentidos após a ingestão de bebida alcoólica”, explicou.
Abordagens humanas que promovem reflexão
Para Alehandro Silva, coordenador de Operações Rodoviárias da Ecovias Ponte e Ecovias Rio Minas, o contato direto com os motoristas é essencial:
“Mais do que orientar, essas ações nos permitem estar próximos dos usuários, promovendo abordagens acessíveis e que geram reflexão. O contato direto é essencial para reforçar comportamentos seguros no dia a dia, principalmente em ambientes como a Ponte, que têm grande fluxo e complexidade operacional”