Niterói - Moradores do Largo do Marrão, no bairro de Santa Rosa, em Niterói, viveram uma madrugada de perturbação sonora nesta segunda-feira (5), por conta da desmontagem da estrutura do evento Encontro com o Samba, realizado na Praça Raul de Oliveira Rodrigues. De acordo com relatos da moradora Maria Julia Guimarães, que está grávida de 9 meses, o barulho provocado pelas equipes começou por volta de 1h da manhã e só cessou por volta das 5h, infringindo a Lei do Silêncio e gerando grande desconforto em um bairro predominantemente residencial. (Vídeo abaixo)
“Essa madrugada foi extremamente difícil. Desde 1h da manhã até por volta das 5h, não consegui dormir por causa do barulho altíssimo vindo da praça do Largo do Marrão, em Santa Rosa. Estavam desmontando o palco do evento que aconteceu nos últimos dias, e o barulho era absurdo: batidas, metal arrastando, caminhão de mudança, gente falando alto… um verdadeiro caos durante a madrugada”, relatou Maria Julia.
Segundo ela, o impacto foi ainda maior pela proximidade da praça com prédios residenciais.
“Tenho um vídeo que mostra tudo. É possível ver e ouvir claramente o barulho e o caminhão trabalhando nesse horário. O problema é que a praça fica do lado de prédios residenciais, onde moram idosos, bebês, crianças pequenas, gestantes — como eu — e muita gente que precisa descansar pra acordar cedo e trabalhar.”
“Estou grávida, e essa noite em claro me deixou exausta. Fiquei agitada, não consegui relaxar e ainda tive que lidar com o desconforto físico e emocional de uma madrugada inteira sem paz”, desabafou.
“Não é justo! Poderiam ter feito isso durante o dia ou pelo menos com mais cuidado. A sensação foi de total desrespeito com quem mora ali. A gente entende que eventos acontecem, mas o mínimo que se espera é consideração com os moradores.”
PM não foi acionada
Procurada pela reportagem, A Polícia Militar informou que, segundo o 12º BPM (Niterói), não houve qualquer acionamento durante a madrugada. “De acordo com o 12º BPM (Niterói), não houve acionamento do batalhão para a referida ação.”
Prefeitura diz que evento pode ser multado
A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Seop), também declarou que não recebeu denúncias pelo número 153, canal oficial do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). Em nota, o órgão classificou o episódio como perturbação da ordem pública, e afirmou que os responsáveis podem ser multados em caso de reincidência ou denúncia formal.
A prefeitura garantiu ainda que vai avaliar a adoção de novos horários para eventos do tipo naquela localidade, “para evitar transtornos semelhantes no futuro”.
A produção do Encontro com o Samba foi procurada, mas não se manifestou até o fechamento desta reportagem.