
Niterói - Com o tema “Mãe & família: reimaginando laços!”, a nova edição do Clube do Vinho – Só Para Elas festeja diferentes tipos maternos, nesta segunda-feira (28), às 19h30, em Niterói. As homenagens reunirão a empreendedora Carol Siggelkow, a assessora de investimentos Denise Corrêa (mãe com mais de 40), a secretária municipal Juliana Benício (mãe multitarefa), a médica Juliana Mendonça (“mãe de mãe”), a consultora de imagem Vanessa Sobral Pinto (mãe atípica) e o “pãe” e arquiteto Widimar Ligeiro, que cria as duas filhas sozinho.
A prévia do Dia das Mães, no restaurante Olimpo, em Charitas, terá ainda uma homenagem póstuma para Gertrudes Nóbrega da Câmara Torres, que teve oito filhos e foi professora de vários alunos. Não faltarão boas histórias nas conversas sobre a trajetória de cada pessoa homenageada.
“Sou arquiteta e mestre em engenharia civil, com especialização em acessibilidade. Minha carreira tem a mesma idade da minha filha mais velha, pois engravidei no final da faculdade. Empreender era o único caminho viável naquele momento. Com o tempo, a paixão pelo empreendedorismo foi ganhando meu coração, e sempre me dividi entre as funções de mãe e arquiteta. Beatriz ainda tinha meses quando me aventurei no mestrado e na mostra Casa Design ao mesmo tempo. Alguns anos se passaram, veio o Calebe, e nunca larguei a arquitetura. Jamais seria uma mulher completa sem meus filhos e a minha profissão”, diz Carol Siggelkow, que integra o movimento Somos Empreendedoras.
Mãe de quatro pequenos, a secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Juliana Benício, conta que conciliar todas as tarefas é uma missão diária. Juliana também é professora efetiva do Instituto Federal do Rio de Janeiro, doutora em engenharia de produção, mestre em economia, avaliadora de ensino superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do MEC e presidente da ONG Movimento Moderado do Trevo.
“Com tudo isso, ser mãe de quatro filhos é morar em uma linda vila, que tem uma rua asfaltada de amor, uma calçada com pedrinhas de tolerância e árvores que frutificam gratidão”, completa Juliana.