
Niterói - A Prefeitura de Niterói reabriu neste sábado (26) o Módulo do Programa Médico de Família Faustino Pérez, no Morro do Céu, bairro do Caramujo, na Zona Norte da cidade. A cerimônia contou com a presença do prefeito Rodrigo Neves, da secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, e diversas autoridades locais.
Gerida pela Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), a unidade passa a atender 973 famílias da região, reforçando o compromisso do município com a promoção da saúde pública de qualidade.
Investimento em saúde pública e inclusão social
Durante o evento, o prefeito Rodrigo Neves destacou a importância dos investimentos no setor:
“Essa equipe da saúde merece uma salva de palmas. Uma das metas dos 100 dias de governo, além de ampliar a Moeda Arariboia e abrir o Médico de Família do Morro do Céu, era contratar mais 200 médicos. Vamos terminar maio com mais 267 médicos que a gente contratou nesses 100 dias. A saúde só vai melhorar porque a gente vai investir. Investimento em saúde é pra melhorar a vida, sobretudo de quem não tem plano de saúde. Estou muito feliz de estar aqui no Morro do Céu. A gente sente o sofrimento das pessoas. É isso que faz a diferença no nosso governo. A gente governa com inteligência e sabedoria, mas governa com amor ao povo. Queremos uma Niterói de todos. Mas tem que olhar de maneira especial para aqueles que mais precisam”, afirmou o prefeito.
O novo módulo dispõe de duas equipes do Programa Médico de Família, compostas por médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. Uma novidade é a inclusão de um consultório odontológico e uma equipe especializada em saúde bucal.
Além disso, o espaço conta com apoio de profissionais como pediatra, ginecologista, assistente social, psicólogo, sanitarista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, promovendo um atendimento integral e humanizado.
Estrutura moderna e acessível
A unidade foi totalmente adaptada para atender aos padrões de acessibilidade, com instalação de rampa de acesso e piso tátil. O espaço também foi climatizado, informatizado e recebeu sistema de proteção contra incêndios. O projeto paisagístico foi integrado ao ambiente, proporcionando acolhimento aos usuários.

Depoimentos reforçam importância do novo espaço
A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, reforçou o impacto positivo da reabertura:
“A gente está trazendo de volta algo que a comunidade tinha perdido. Estamos próximos da comunidade para entender mais os problemas de cada um, facilitar o acesso que é fundamental para que realmente esses pacientes tenham a melhor saúde possível. Esse é o foco. Essa é a nossa intenção”
A diretora-geral da FeSaúde, Maria Célia Vasconcellos, também destacou:
“Estamos muito orgulhosos porque está sendo entregue uma casa digna dos moradores do Morro do Céu. O povo do Morro do Céu estava pouco atendido porque tinha que se locomover até lá embaixo. Vejo aqui hoje o que é ter democracia. Nossa obrigação é que tudo aconteça com a melhor qualidade possível. Isso aqui é da população”
Moradora do Caramujo, a professora Alessandra Gomes, de 34 anos, mãe de uma bebê de 10 meses, celebrou a reabertura:
“É muito bom ter essa unidade de saúde pertinho. Fica mais fácil até para locomoção. O atendimento que a gente tem aqui é muito bacana, cuidador e humano. Isso faz toda a diferença. Na minha gestação, fui muito bem atendida”
Presenças na solenidade
O evento contou ainda com a presença da vice-prefeita Isabel Swan, da primeira-dama Fernanda Sixel Neves, do secretário executivo Felipe Peixoto, da secretária de Direitos Humanos Cláudia Almeida, do secretário regional Andrigo de Carvalho, do subsecretário de Igualdade Racial Oto Bahia, além de vereadores, lideranças comunitárias e moradores.