Cidade

Enel é multada por poda irregular de árvores em Niterói

A Enel é multada por poda irregular de árvores em Niterói. Descubra detalhes sobre a penalidade de R$ 225 mil.

Podas realizadas em 18 árvores na Rua Desembargador Athayde Parreiras | Foto: Divulgação
Podas realizadas em 18 árvores na Rua Desembargador Athayde Parreiras | Foto: Divulgação

Niterói - A Prefeitura de Niterói aplicou uma multa de R$ 225 mil à Enel, após a concessionária realizar uma poda irregular em 18 árvores na Rua Desembargador Athayde Parreiras, no Bairro de Fátima. A intervenção aconteceu no dia 22 de fevereiro, e a penalidade foi confirmada nesta sexta-feira (25) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.

A ação da Enel foi denunciada pela Comissão do Ambiente e Direitos dos Animais da Câmara de Vereadores de Niterói, que esteve no local, elaborou um relatório detalhado sobre o caso e encaminhou o documento à Prefeitura para providências.

Posicionamento da Enel sobre a multa

A Enel informou que ainda não foi oficialmente notificada pela administração municipal. Em nota, a concessionária afirmou que as podas foram realizadas em conjunto com o município e dentro dos padrões técnicos exigidos:

“A Enel cumpre toda a legislação aplicável à sua atividade e mantém acordo operacional com a Prefeitura de Niterói e o Ministério Público Estadual para otimizar o serviço de poda e reduzir os impactos da vegetação na rede elétrica”, declarou a empresa.

A distribuidora destacou ainda que segue normas da ABNT 16246-1 e que realiza a chamada “poda de adequação”, removendo apenas galhos que possam comprometer a segurança da rede elétrica, sem prejudicar a saúde das árvores. Segundo a concessionária, as ações são autorizadas previamente e visam aumentar a resiliência do sistema elétrico diante de eventos climáticos extremos.